Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2010 - 09:04

Estudo mostra percepção positiva com relação à contribuição dos bancos para a sociedade

Segundo pesquisa da GfK, maioria dos brasileiros considera que as instituições financeiras trazem mais benefícios do que problemas para a sociedade.

Um estudo da GfK, 4ª maior empresa de pesquisa de mercado no Brasil e 4º maior grupo mundial do setor, avaliou a percepção da população brasileira sobre a contribuição dos Bancos e revela que a imagem do setor é positiva.

A maioria dos entrevistados, 65%, considera que os bancos trazem mais benefícios do que problemas para a sociedade. Ainda, de acordo com o estudo, um em cada quatro entrevistados avalia que os bancos só trazem benefícios para a sociedade. Enquanto apenas 6% acreditam que os bancos só trazem problemas

O Diretor de Marketing da GfK, Mario Mattos, destaca que a pesquisa mostra especialmente a contribuição dos bancos como instituição dentro da sociedade, não uma avaliação da qualidade dos serviços prestados por estas empresas.

“Isso também ajuda a entender as avaliações críticas que muitas vezes os bancos recebem da população, pois quanto maior a importância percebida pela sociedade em relação a um serviço, maior a expectativa e exigências sobre ele”, explica Mattos.

Um dado interessante que a análise da GfK apresenta é que as mulheres tendem a perceber mais benefícios das instituições financeiras, assim como os entrevistados das classes C e D, dos adultos com idade entre 35 a 44 anos e dos moradores das regiões Norte e Centro-Oeste.

O executivo da GfK ressalta que o perfil do público que tem uma melhor percepção dos bancos é uma questão que merece atenção. “Aqueles que mais apresentam uma visão mais positiva das instituições financeiras são públicos que, de uma forma geral, são menos formadores de opinião. E isso pode apontar aos bancos a necessidade de ampliar o diálogo com os segmentos mais críticos”, avalia.

A pesquisa foi realizada durante o mês de julho deste ano, com 985 pessoas, a partir dos 18 anos, de 12 cidades das regiões metropolitanas brasileiras.

GfK - Criado há mais de 75 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 23 anos de atuação no mercado.

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.

Entre seus clientes estão, Unilever, Ambev, Grupo Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Kraft, Johnson&Johnson, L`Oreal, Avon, Nívea, Colgate, SCJohnson, Mattel, Whirlpool (Brastemp), Vivo, TIM, Claro, Motorola, Nextel, Grupo Santander, HSBC, Bradesco, Itaú Unibanco, MAPFRE, Leroy Merlin, Editora Abril, Roche, Boheringer, Nycomed, Wyeth, Novartis, GM, Volkswagen, Nissan. | www.gfkcr.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira