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04/12/2010 - 09:14

Legacy 650 estreia no Oriente Médio com Arab Wings

Jato executivo da categoria large será administrado pela empresa de voos fretados com base na Jordânia.

São José dos Campo - A Embraer entregou o primeiro jato executivo Legacy 650, da categoria large, no Oriente Médio a um cliente não divulgado da Jordânia, durante cerimônia realizada no dia 03 de dezembro (quinta-feira), na sede da Empresa, em São José dos Campos. A aeronave será administrada, em nome do proprietário, pela empresa particular de voos fretados Arab Wings, também com base na Jordânia.

“Estamos muito satisfeitos por entregar o primeiro jato executivo Legacy 650, da categoria large, no Oriente Médio para nossos amigos da Arab Wings”, disse Colin Steven, diretor de marketing e vendas, Europa, África e Oriente Médio – Aviação Executiva. “O dono da aeronave na Jordânia irá apreciar o conforto incomparável da cabine com suas três zonas distintas, proporcionando espaço para trabalhar e descansar. O grande compartimento de bagagem do avião é ideal para vôos de longa distância.”

A Arab Wings já opera um jato Legacy 600, da categoria super midsize, em sua frota. O Legacy 650 permitirá à companhia charter fazer vôos para clientes de até 7223 quilômetros (3.900 milhas náuticas), sem escalas, com quatro passageiros, ou 7.112 quilômetros (3.840 milhas náuticas), com oito passageiros, cercados pelo mesmo interior elegante, confortável e funcional. Este aumento significativo no alcance foi obtido por meio de amplas modificações estruturais, como as asas e o trem de pouso reforçado, maior capacidade de combustível, e os novos, mais potentes e altamente eficiente motores Rolls-Royce AE 3007A2. Os novos aviônicos Honeywell Primus Elite ™ estão presentes no Legacy 650 e, no futuro, equiparão o Legacy 600. Devido ao excelente desempenho em condições de calor e grandes altitudes, permitindo operações com temperaturas de até 50°C, ambas as aeronaves têm sido muito bem sucedidas no mercado do Oriente Médio.

“Estamos honrados por sermos a primeira operadora na região do Oriente Médio a utilizar esta nova e excitante aeronave”, disse Ahmad Abu Ghazaleh, CEO da Arab Wings. “Após o grande sucesso que temos tido com o Legacy 600 em nossa frota, este Legacy 650 é um complemento natural que nos permite oferecer mais voos sem escalas.”

Arab Wings- Fundada em 1975, a Arab Wings pertence ao International Wings Group (www.iwgaviation.com), grupo com base na Jordânia que possui ainda a Academia Aérea Real da Jordânia, o Colégio Técnico de Aviação Civil Queen Noor e a Gulf Wings (Emirados Árabes Unidos). A empresa opera e gerencia uma frota de jatos executivos das categorias entry-level, light, midlight, midsize, super midsize e large. O portfólio de transporte aéreo da Arab Wings inclui serviços de fretamento, gerenciamento de aeronaves e soluções apropriadas.

Perfil-O Legacy 650 é o produto que a Embraer oferece na categoria de jatos large. A aeronave possui uma cabine refinada e espaçosa e tem alcance para vôos transatlânticos: alcance máximo de 7.223 km (3.900 milhas náuticas) com quatro passageiros e 7.112 km (3.840 milhas náuticas) com oito passageiros, ambos incluindo reservas de combustível NBAA IFR. Este aumento significativo do alcance foi viabilizado por meio de diversas modificações, tais como asas e trens de pouso reforçados, um novo sistema de combustível totalmente automatizado e com maior capacidade e motores AE 3007A2, com alta eficiência e maior empuxo, da Rolls-Royce. Algumas rotas importantes que podem ser voadas sem escala pelo avião são Londres (Reino Unido) – Nova York (EUA); Dubai (Emirados Árabes Unidos – EAU) – Londres ou Singapura; São Paulo (Brasil) – Miami (EUA) e Singapura – Sydney (Austrália).

A certificação do jato marca a estréia dos aviônicos Primus Elite™ da Honeywell, que também equiparão o Legacy 600. Os leves e modernos monitores de LCD (Liquid Crystal Display) oferecem funções avançadas, tais como cartas e mapas integrados com o sistema online de previsão de tempo XM. Como um desenvolvimento pós-certificação, o sistema de navegação vertical (Vertical Navigation – VNAV) permitirá à aeronave seguir trajetórias verticais a partir do sistema de gerenciamento de vôo (Flight Management System – FMS), o que é muito útil em descidas com diferentes restrições de altitude e velocidade, pois reduz a carga de trabalho da tripulação e otimiza o consumo do combustível.

Da mesma forma, o sistema de comunicação por meio de enlace de dados controlador-piloto, denominado FANS/CPDLC (Future Air Navigation System – Controller Pilot Datalink Communication), viabilizará a troca de informações da aeronave com as bases em solo, e permitirá aos pilotos responder às mensagens do controle de tráfego aéreo, solicitar autorizações e desvios no plano de vôo, reportar informações, etc., evitando o sobrecarga nas transmissões de voz e possíveis dificuldades de compreensão relacionadas ao idioma. Com o requisito de desempenho RNP 0.3 (Required Navigation Performance) e outras funcionalidades, tais como o sistema de guiagem vertical para aproximação WAAS/LPV (Wide Area Augmentation System/Localizer Performance with Vertical Guidance) e os sistemas de alerta e avisos em pista denominados SmartRunway™ e SmartLanding™, as cabines de pilotagem do Legacy 650 e do Legacy 600 incorporarão as mais recentes tecnologias de alerta situacional e, ao mesmo tempo,garantirão excelente flexibilidade operacional em espaços aéreos congestionados, aeroportos em regiões de topografia irregular e condições atmosféricas adversas.

Todas as modificações citadas acima mantiveram o mesmo interior confortável e funcional do Legacy 600, com três ambientes distintos e uma ampla área para preparo de alimentos (galley), além do maior compartimento de bagagem acessível em voo da sua categoria. Ambos os jatos também utilizam novos materiais de isolamento acústico de última geração para melhor conforto sonoro e o sistema de banda-larga da Inmarsat (SwiftBroadband) para a Internet de alta-velocidade durante o voo.

Com maior peso máximo de pouso (Maximum Landing Weight – MLW) – 20 mil kg (44.902 libras) –, o novo jato tem maior capacidade para realizar voos de ida e volta sem reabastecimento, o que contribui para melhorar a eficiência da missão em termos de custo e tempo. A maior capacidade de carga com tanque de combustível cheio é equivalente a nove passageiros de 91 kg (200 libras) cada. O Legacy 650 também apresenta outras características de desempenho melhoradas, tais como aumento da velocidade máxima de operação (maximum operating speed –VMO) abaixo de 8 mil pés (2.438 metros) para 300 KIAS (Knots Indicated Air Speed) e aumento da velocidade máxima para extensão do flap 45º (VFE) para 160 KIAS, números que representam uma grande vantagem operacional no congestionado espaço aéreo atual.

Assim como o Legacy 600, o Legacy 650 tem excelente desempenho em aeroportos situados a grande altitude e/ou com temperatura ambiente elevada, como Dubai (EAU), Aspen e Telluride (EUA) e Toluca (México). La Paz (Bolívia) também é um possível destino para o Legacy 650, pois a aeronaves possui a funcionalidade HALTO (High Altitude Landing and Takeoff) para pousos e decolagens em aeroportos a altitudes de até 13.800 pés (4.206 metros).

O avião também é um dos maiores jatos executivos autorizados para operar nos aeroportos Cannes-Mandelieu (França) e London City (Reino Unido). O Legacy 650 foi certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pela Agência Européia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA) em outubro de 2010.

Perfil-A Embraer S.A. (NYSE: ERJ; BM&FBovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de setembro de 2010, a Embraer contava com 17.009 empregados – número que não inclui funcionários das subsidiárias não-integrais – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de US$ 15,3 bilhões.| www.embraer.com.br

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