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07/12/2010 - 08:17

Você pode ser dono de um hotel – opção está atraindo investidores de todos os portes

O mercado hoteleiro voltou a ser a menina dos olhos do poolista, investidor do segmento. Com modelo de gestão diferenciada, que se traduz em maior rentabilidade e segurança para quem aplica em imóveis hoteleiros, InterCity destaca-se como uma das melhores opções do mercado.

A nova forma de investimento que está atraindo os brasileiros faz com que o investidor possa, a partir de R$ 1 mil, participar de fundo imobiliário e, com isso, ser proprietário de parte do hotel. Outra opção é a compra de flats, onde os valores nas grandes capitais oscilam entre R$ 150 mil e R$ 200 mil. Para os poolistas, como são conhecidos os investidores do mercado hoteleiro, mais agressivos, a opção pode ser a compra de um hotel.

Essas possibilidades de investimentos estão tão aquecidas que em São Paulo, maior capital financeira do país, quase não existem unidades para ser adquiridas, conforme revela o diretor administrativo financeiro corporativo do InterCity Hotéis, Luciano Tasca Piazza. "Se em 2007 o investidor de São Paulo pagava R$ 60 mil por um flat, com 25 ou 30 metros quadrados, hoje ele vende o mesmo imóvel por R$ 160 mil. Se antes ele recebia R$ 500,00 mensais como participação nos lucros, esse valor passou para R$ 1.600,00 porque o hotel gerou mais lucros nesse período. Isso significa uma valorização de 300% no patrimônio", exemplifica. Acompanhe o gráfico comparativo de investimentos em CDI, Poupança e, por exemplo, aquisição de Flats em dois empreendimentos em São Paulo: Hotel InterCity Premium Berrini e Premium Ibirapuera.

*Resultados distribuídos | Variação Patrimonial:

Conforme Piazza, dois grandes fatores contribuem diretamente para o crescimento do mercado hoteleiro e para a maior rentabilidade dos imóveis desse segmento. O fortalecimento da economia, assegurado pela elevação do Produto Interno Bruto (PIB), que reflete diretamente no desempenho do mercado hoteleiro. Também a falta de investimentos na construção de novos empreendimentos, acumulada ao longo dos últimos anos, contribuiu para que a demanda supere a oferta hoje verificada no mercado. "Temos atualmente uma grande demanda e pouca oferta. Isso força uma valorização dos empreendimentos já existentes e também justifica o anúncio de novos hotéis nas grandes cidades".

Além de rendimentos superiores à média das opções oferecidas hoje pelo mercado financeiro, quem aplica no segmento de turismo de negócios com marca própria, como é o caso do InterCity, tem uma série de vantagens. Customização de serviços (feita a partir das necessidades de cada cliente), remuneração mensal (calculada sobre a receita mensal obtida pelo hotel), risco zero para inadimplência por parte do locatário, realização de manutenção no imóvel e eventuais preocupações com administradoras são os maiores benefícios assegurados para quem costuma investir no mercado imobiliário.

O diferencial da rede InterCity se ampara em um modelo de gestão centralizada que permite ao hotel guardar as informações dos hóspedes e transformá-las em um atendimento customizado e ágil. "Através desse sistema interligado, ao fazer o check in uma única vez não é necessário repetir o procedimento em qualquer unidade do país", revela. O serviço centralizado se dá através de um banco de dados localizado na cidade sede da Rede, Porto Alegre, e é por meio dele que todas as transações são processadas, gerando desta forma mais agilidade contábil e permitindo maior eficiência e redução de custos nas unidades hoteleiras. "Se uma coca-cola é vendida em nosso hotel de João Pessoa temos acesso a esta informação em fração de segundos," explica Piazza. De acordo com o executivo, o InterCity é o único hotel no país a investir neste padrão de gerenciamento e possuir um bussines intelligence único que é hoje benchmark para o segmento.

Hoje, o brasileiro pode, além do sonho da casa própria, almejar ser dono de um hotel. Para isso, basta ingressar nesse mercado que está em franca expansão, com tendência de valorização a longo prazo.

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