Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2010 - 08:25

Parceria público-privada conecta três milhões de pessoas em áreas rurais do Chile

Cooperação entre Ericsson, governo do Chile e operadora Entel conecta moradores de áreas rurais à telefonia celular e à banda larga. Parceria público-privada promove a inclusão digital, impulsiona o crescimento econômico e melhora a qualidade de vida dessas pessoas. Projeto de dois anos inclui a implementação de serviços de voz (2G) e de tecnologia de banda larga móvel 3G/HSPA de última geração. Após o lançamento, mais de três milhões de pessoas em áreas rurais do Chile terão acesso à Internet.

O governo chileno, a operadora de telecomunicações Entel e a Ericsson (NASDAQ: ERIC) implementam juntas um projeto para oferecer a três milhões de moradores de áreas rurais do Chile banda larga e telefonia móveis até o final de 2011. A primeira fase do projeto “Todo Chile Comunicado” foi concluída em setembro deste ano, e até aquele momento 1,7 milhão de pessoas já haviam sido conectadas.

Aumentar a penetração de tecnologias móveis e reduzir a exclusão digital não apenas estimulam o crescimento como dão mais autonomia às pessoas que vivem nestas áreas de baixa renda, ao permitir o acesso a tudo o que o mundo online pode oferecer em termos de educação, geração de empregos e melhor qualidade de vida.

Em 2009, a Entel e a Ericsson venceram uma licitação pública para oferecer acesso banda larga a 90% da população rural, com um subsídio de US$ 45 milhões por parte do governo chileno. O projeto de dois anos inclui a implementação de redes core e de acesso via rádio nas tecnologias 2G e 3G. A Ericsson está integrando e ativando as redes 2G e 3G em cerca de 1,5 mil localidades rurais com a instalação de infraestrutura de comunicação, sendo que muitos dos locais de instalação precisam ser preparados a partir do zero. O teste e a verificação da rede de rádio, para garantir que tenha desempenho de acordo com as exigências do órgão regulador, também estão incluídos no contrato, ao lado da solução de transmissão por microondas MINI-LINK, um componente-chave que permite a instalação rápida de banda larga em áreas rurais com terreno acidentado.

Felipe Morande, ministro dos Transportes e das Telecomunicações do Chile, diz: “Este avanço nas comunicações é um momento histórico, porque irá transformar áreas rurais remotas e gerar novas oportunidades para milhões de pessoas.”

Richard Büchi, CEO da Entel, diz que a conectividade móvel irá estimular o desenvolvimento em muitos setores: “Este projeto é vital para o desenvolvimento do Chile, porque liga zonas rurais a áreas urbanas e ao resto do mundo. Agora, o nosso foco é ter o maior número possível de pessoas conectadas para que possam começar a sentir os benefícios das ferramentas educacionais, das oportunidades de trabalho e do acesso à informação – ferramentas importantes para a qualidade de vida.”

Nicolas Brancoli, vice-presidente de Vendas da Unidade Pacífico da Ericsson na América Latina, diz: “Este projeto é um novo marco nas parcerias entre o setor público e a iniciativa privada na América Latina, porque estamos colaborando no financiamento e no desenvolvimento deste plano de conectividade. Pesquisas demonstram que um aumento de 10% na penetração das tecnologias móveis nos países em desenvolvimento gera um aumento de 1,2% no produto interno bruto. Esperamos que esse projeto reduza a exclusão digital e ajude a aumentar a autonomia social e econômica das regiões em desenvolvimento do Chile.”

Perfil- A Ericsson é a líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços para operadoras de telecomunicações. Liderando o mercado de tecnologias móveis em 2G, 3G, 4G e serviços gerenciados, a Ericsson fornece serviços de comunicação e gestão de redes, atendendo às necessidades de mais de dois bilhões de usuários. O portfólio da empresa engloba infraestrutura para redes fixas e móveis, serviços de telecomunicação, além de soluções multimídia e banda larga para operadoras, empresas e desenvolvedores. As joint ventures Sony Ericsson e ST-Ericsson oferecem ao consumidor os terminais móveis com os recursos mais avançados do mercado.

A Ericsson torna realidade a sua visão de ‘comunicação para todos’ por meio de inovação, tecnologia e modelos de negócios sustentáveis. Presente em 175 países, a Ericsson emprega mais de 80 mil pessoas e gerou receitas de US$ 27,1 bilhões (SEK 206.5 bilhões) em 2009. Estabelecida em 1876 e sediada em Estocolmo, Suécia, a Ericsson é listada nas bolsas OMX Nordic Exchange Stockholm e NASDAQ, Nova York.

A Ericsson forneceu os primeiros equipamentos de telecom para América Latina em 1896, após acordo na Colômbia. Em 1900, levou suas soluções para Argentina, Brasil e México. Hoje, a Ericsson está presente em 56 países na América do Sul, América Central, México e Caribe. A região América Latina possui centro de P&D, unidade de produção e centro de treinamento, baseados no Brasil. A Ericsson é a líder mundial no fornecimento de equipamentos e serviços de telecomunicações.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira