Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2010 - 08:34

Ford apoia dez novas turmas da alfabetização solidária em horizonte, no Ceará

Dez novas turmas de alfabetização, formadas por cerca de 250 jovens e adultos, iniciam as aulas no dia 06 de dezembro (segunda-feira) no município de Horizonte, no Ceará. A realização das turmas conta com a parceria da Ford junto a AlfaSol (Alfabetização Solidária), organização da sociedade civil sem fins lucrativos que desde 1996 atua na alfabetização de jovens e adultos nas regiões mais vulneráveis do Brasil e tem a missão de disseminar e fortalecer o desenvolvimento social por meio de práticas educativas sustentáveis.

Este é o segundo módulo apoiado pela Ford em Horizonte, onde a montadora produz os veículos Troller. O primeiro módulo no município, com 120 alunos, teve sua cerimônia de formatura no mês de setembro. A parceria da empresa com a AlfaSol está completando dez anos e já possibilitou o atendimento a mais de 3.300 alunos, em 151 salas de aula nas cidades de Poço Redondo, em Sergipe, e Chorozinho e Horizonte, no Ceará.

“É uma grande satisfação para a Ford apoiar a formação de novas classes da AlfaSol, que tem um trabalho reconhecido nacional e internacionalmente e está totalmente alinhado à nossa visão de responsabilidade social, com foco prioritário na educação e no meio ambiente. E, ainda mais, por se tratar da cidade de Horizonte, onde hoje estamos presentes com a fábrica da Troller”, diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.

A AlfaSol tem como objetivo implementar cursos de alfabetização em localidades de alta vulnerabilidade social onde coincidem altas taxas de analfabetismo e baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). Sua estrutura de trabalho é baseada em parcerias com a iniciativa privada, instituições de ensino superior, governos municipais, estaduais e federais e com a sociedade.

“O apoio da Ford, assim como de outros parceiros, é fundamental para o nosso trabalho, que tem como meta fortalecer o desenvolvimento social por meio de práticas educativas sustentáveis. A alfabetização é um passo primordial para a melhoria da qualidade de vida, redução da vulnerabilidade social e promoção do desenvolvimento da população nas regiões mais carentes”, diz Elaine Barbiero, assessora do Departamento de Formação e Acompanhamento Pedagógico da AlfaSol.

Modelo inovador - Segundo o IBGE/ PNAD de 2009, o analfabetismo absoluto atinge cerca de 9,7% da população total no Brasil, o que equivale a 14,1 milhões de adultos e jovens com idade igual ou superior a 15 anos. Outro problema é o analfabetismo funcional, ou seja, todos aqueles que possuem menos de quatro anos de estudo, índice que chega a 20,3% da população. No plano internacional, o Brasil está no grupo das 11 nações com mais de 10 milhões de não alfabetizados, ao lado do Egito, Marrocos, China, Indonésia, Bangladesh, Índia, Irã, Paquistão, Etiópia e Nigéria.

A AlfaSol adota um modelo de alfabetização inovador e de baixo custo. Apontada como um dos dez programas de alfabetização mais eficientes do mundo, ela também foi a primeira organização não governamental brasileira a estabelecer relações formais com a Unesco, que reconheceu o seu modelo bem-sucedido de parcerias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira