Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2010 - 08:34

Empresas reconhecidas pela excelência em gestão recebem troféu do Prêmio Nacional da Qualidade 2010

No dia 8 de dezembro, a Fundação Nacional da Qualidade vai premiar as organizações que se destacaram entre as 40 candidatas distribuídas em 13 setores da economia.

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) vai promover, no dia 8 de dezembro, a cerimônia de entrega do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), o maior reconhecimento à excelência da gestão das organizações sediadas no Brasil. Em sua 19ª edição, o PNQ reconheceu empresas que se destacaram entre as 40 candidatas distribuídas em 13 setores da economia, como o de saneamento, construção, energia elétrica, transporte, saúde e telecomunicação. A premiação acontece às 19h, na Sala São Paulo, e será transmitida ao vivo pela internet.

As organizações reconhecidas alcançaram elevado nível de qualidade da gestão, graças à implantação de um programa permanente de busca pela excelência dentro da companhia e, em vários casos, em conjunto com suas entidades setoriais. “Nessa trajetória rumo à excelência, as empresas, que antes tinham como foco a gestão da qualidade, passaram a primar pela qualidade da gestão para conquistar resultados concretos e aumentar sua competitividade”, explica o diretor executivo da FNQ, Ricardo Corrêa.

De acordo com o presidente do Conselho Curador da FNQ, Mauro Figueiredo, “a conquista do PNQ é fruto de um árduo trabalho, ao longo de anos, de todo o conjunto de colaboradores das empresas reconhecidas. Os resultados deste trabalho são amplos e beneficiam sobremaneira as organizações, o setor no qual estão inseridas e toda a sociedade”.

Durante a cerimônia, serão homenageados os novos integrantes do Conselho de Notáveis da FNQ: o presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau, e o membro do Comitê de Gestão do Grupo Suzano, Murilo Passos. Os conselheiros, eleitos em junho de 2010, foram escolhidos por sua contribuição com a causa da FNQ e com a manutenção da cultura e preservação da história da instituição.

Reconhecidas no PNQ 2010.: Premiadas: AES Sul | Elektro.

Finalistas: Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig Distribuição) | Companhia Energética do Ceará (Coelce) | Rio Grande Energia (RGE).

Destaque por Critério: Andrade Gutierrez – Critério Estratégias e Planos | Sabesp / Unidade de Negócio Sul – Critério Clientes | Ampla Energia e Serviço – Critérios Sociedade | Centrais Elétricas do Norte do Brasil - Superintendência de Produção Hidráulica (CPH Eletrobras Eletronorte) – Critérios Pessoas e Sociedade.

FNQ - Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes. Desta maneira, a FNQ contribui com o aperfeiçoamento da gestão, o aumento da competitividade das organizações e, consequentemente, com a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. A instituição é responsável pela organização, promoção e avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que reconhece anualmente as melhores práticas de excelência em gestão do País.

O PNQ é o maior reconhecimento à excelência na gestão das organizações sediadas no Brasil. Para isso, adota três formas de reconhecimento:

Premiada – a organização atendeu de forma harmônica e balanceada a todos os Fundamentos da Excelência, avaliados pelos Critérios de Excelência, demonstrando excepcionais resultados no desempenho de sua gestão, podendo ser considerada como referencial de excelência em quase todas as práticas e resultados.

Finalista - organização atendeu de forma harmônica e balanceada à maioria dos Fundamentos da Excelência avaliados pelos Critérios de Excelência, demonstrando bons resultados no desempenho de sua gestão, podendo ser considerada como referencial de excelência em muitas práticas e resultados.

Destaque por Critério - organização que apresentou destaque no atendimento a um determinado critério, evidenciado por meio da pontuação e do atendimento harmônico e balanceado daqueles itens. Para receber este reconhecimento, a organização deve ainda atender aos seguintes pré-requisitos:• alcançar, no mínimo, 70% da pontuação do critério | • apresentar resultados relevantes | • Obter, após ser visitada, uma pontuação global.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira