Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2010 - 08:43

Rede Minas vence o 15º Prêmio Abrelpe

Com a reportagem “Cuidando do lixo”, Simone Pio foi a ganhadora do Grand Prix e da categoria Televisão. Sergio Adeodato, da revista Horizonte Geográfico, e Isabela Vieira, da Rádio Nacional, foram os primeiros colocados nas categorias Impresso e Rádio.

A Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais divulgou nesta segunda, dia 6, os vencedores do 15º Prêmio Abrelpe de Reportagem. O anúncio aconteceu durante solenidade realizada no Centro Britânico Brasileiro, em São Paulo. Simone Pio, da Rede Minas, foi a ganhadora do Grand Prix e da categoria Televisão, e levou para casa um automóvel zero quilômetro e uma TV LED. Os primeiros colocados das outras duas categorias foram Sergio Adeodato, da revista Horizonte Geográfico, e Isabela Vieira, da Rádio Nacional, ambos premiados com TVs LED.

Assinada pela jornalista Simone Pio, a reportagem “Cuidando do lixo”, que foi ao ar no programa Planeta Minas, da Rede Minas de Televisão, aborda os caminhos que o Brasil ainda tem que percorrer para a correta gestão dos resíduos. Segundo a matéria, é preciso mudar ideias e atitudes, apertar o passo e ir ao encontro de boas iniciativas que atendam à legislação.

Com o título “Lixo que não é lixo”, a reportagem de Sergio Adeodato publicada pela revista Horizonte Geográfico mostra como novos hábitos nas residências fazem a diferença na gestão do lixo urbano, com efeitos importantes, inclusive no combate ao aquecimento global. Contando histórias de vida de quem vê nos resíduos domésticos uma oportunidade para exercer a consciência ambiental e a responsabilidade, o trabalho mostra iniciativas bem sucedidas, organizadas em condomínios, e traça um panorama de como os avanços tecnológicos estão facilitando a vida do consumidor consciente, ao garantir maior diversidade de usos e melhor qualidade do produto reciclado, promovendo mais ganhos econômicos e sociais com os materiais descartados.

Na série de reportagens “Lixão de Paracambi: meio século de problemas”, veiculada pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, a repórter Isabela Vieira denuncia o impacto lixão sobre a saúde dos moradores de Paracambi e sobre um importante rio da região. As matérias mostram a situação em que vivem catadores, vizinhos da unidade, o que pensam ambientalistas, especialistas de universidades e trazem respostas de autoridades. Com o anúncio do fim do lixão, pequenos agricultores e pecuaristas também questionam a construção de um aterro sanitário, apresentado como solução para o descarte do lixo. Ambientalistas defendem conscientização para reduzir o que é jogado fora, a coleta seletiva e pesquisadores propõem alternativas para transformar o lixo de Paracambi em energia.

“Os trabalhos vencedores exploraram com seriedade e comprometimento o tema proposto para este ano, que foi ‘Além da sustentabilidade: novas ideias para a gestão de resíduos’. Com isso, mais uma vez reforçamos a missão do Prêmio ABRELPE de Reportagem que é, por meio do estímulo à discussão via imprensa, conscientizar os cidadãos acerca da necessidade de uma gestão adequada para a grande quantidade de resíduos gerados diariamente no País”, declara o diretor executivo da ABRELPE, Carlos Silva Filho.

Patrocinado pela Planalto Indústria Mecânica, pela Man Latin America e co-patrocinado pela Sellix Ambiental, o 15º Prêmio Abrelpe de Reportagem contou com 162 trabalhos inscritos, publicados em veículos impressos e eletrônicos (rádio e TV) de todas as partes do País. A seleção dos finalistas ficou a cargo de uma comissão julgadora composta por cinco profissionais de imprensa e acadêmicos: Celso Dario Unzelte, Heródoto Barbeiro, Igor Vinícius Ribeiro, Kristina Michahelles e Mônica Rugai Bastos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira