Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2010 - 08:43

CREA-RJ recebe premiação nacional por políticas afirmativas de gênero

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) receberá, no dia 8 de dezembro (quarta-feira), o Selo Pró-Equidade de Gênero 2011. Criado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, a premiação é dada a empresas que se destacaram pelo compromisso com a igualdade no ambiente de trabalho. A homenagem, realizada em Brasília, contemplará outras 58 instituições espalhadas pelo Brasil.

O Termo de Adesão do CREA-RJ ao Programa Pró-Equidade de Gênero da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres foi assinado em 23 de julho de 2009 para buscar a igualdade de gênero e raça, a promoção da cidadania e a eliminação de todas as formas de discriminação no trabalho. O objetivo é contribuir para acabar com todas as formas de discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego, buscando o reconhecimento do igual valor de homens e mulheres, pelo respeito às diferenças e na valorização da diversidade étnica e racial.

Para implantar o programa, o Conselho elaborou um plano de ação com dois eixos: gestão de pessoas e cultura organizacional. O primeiro eixo traçou um perfil do corpo de funcionários através de uma pesquisa (Censo Pró-Equidade de Gênero) que possibilitou um cadastro informatizado com recorte de gênero e etnia/raça, bem como aspectos relacionados a trabalho e família. Com esse diagnóstico, pode-se desenvolver melhor - de forma equitativa - o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) já implantado na instituição. Já o segundo eixo desenvolveu um plano de comunicação interna para interagir com os servidores e transmitir os conceitos do programa. Para desenvolver ações afirmativas sobre o tema, uma comissão foi constituída através de uma portaria. Além de eventos em datas comemorativas, a Comissão tem uma campanha permanente contra a violência às mulheres (com a divulgação do Disque Atendimento à Mulher - 180).

A coordenadora da Comissão que gerencia o Programa Pró-Equidade de Gênero do CREA-RJ, Sônia Le Cocq, destaca a importância do Selo para o Conselho: “Essa certificação é fruto da implantação do nosso Programa, que segue diretrizes da Secretaria, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM). Isso prova que caminhamos na direção certa para acabar com todas as formas de discriminação e promover um ambiente de trabalho mais justo para todos e todas”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira