Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2010 - 09:19

Laboratório Apsen aproveita biodiversidade brasileira e investe em fitoterápicos

O laboratório conta com capital 100% nacional e parcerias com Universidades para pesquisas de novos medicamentos.

Pertence ao Brasil a maior biodiversidade do mundo. Com suas grandes riquezas naturais, o país tem grande potencial para o desenvolvimento de fármacos e medicamentos. Neste cenário, cada vez mais os fitoterápicos aparecem como descobertas eficientes para o avanço da medicina.

O laboratório Apsen acredita na parceria entre instituições de pesquisa e as indústrias farmacêuticas, já que proporcionam a infraestrutura e suportes necessários durante o longo e caro processo de desenvolvimento de um novo medicamento.

Foi com esse ideal que há cinco anos, o laboratório firmou uma parceria com a Universidade de Ribeirão Preto para estudo e pesquisa de um fitoterápico a base do barbatimão, uma planta exclusiva do cerrado brasileiro. O resultado foi o desenvolvimento de uma pomada cicatrizante com propriedades inéditas, devido à ação dos taninos presentes na planta.

Conhecido popularmente e utilizado na história e literatura, o barbatimão apresenta propriedades cicatrizantes muito específicas, dificilmente encontradas em um medicamento sintético.

Segundo a Dra. Rita de Cássia Salhani Ferrari, médica e pesquisadora do laboratório Apsen, estão nos fitoterápicos a solução para muitos problemas na saúde: “A vantagem é justamente no fato de que estes extratos de plantas contêm diversas substâncias dentro deles, em concentrações pequenas, que fazem com que o medicamento seja eficaz e com uma melhor tolerabilidade ( menos efeitos colaterais) do que os medicamentos sintéticos”, afirma.

No caso do barbatimão, sua presença proporciona ação três em um: Ação antiinflamatória, que diminui a neovascularização e o edema da ferida; Ação cicatrizante propriamente dita pela ação dos taninos, responsável pela reepitelização; e Ação antimicrobiana contra algumas bactérias que podem mais comumente causar infecção na ferida.

“Grande parte das pesquisas de medicamentos que utilizam recursos naturais do Brasil está nas mãos do capital estrangeiro. Valorizar a nossa fauna e flora e ainda contar com investimentos nacionais é um grande passo para o desenvolvimento da farmacologia e saúde em prol dos brasileiros”, completa Dra. Rita.

Dra. Rita de Cássia Salhani Ferrari- Médica formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp – Escola Paulista de Medicina), com Fellowship no Geriatric Medicine Fellowship Training Program, na University of Pennsylvannia, e com especialização em Fitomedicina pela UNIFESP. Atua há 17 anos na prospecção e pesquisa de novos medicamentos.

Apsen Farmacêutica - O compromisso com a saúde e a excelência de seus produtos, além da qualidade de vida do capital humano da empresa, fazem da Apsen uma companhia de destaque no mercado farmacêutico. São mais de 40 anos de muita garra, investimentos e alta tecnologia que resultam em conquistas cada vez maiores do setor. A Apsen, 100% nacional, atua em áreas como urologia, reumatologia, ortopedia, otorrinolaringologia, neurologia, geriatria, psiquiatria, ginecologia, gastroenterologia, pediatria, entre outras. [www.apsen.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira