Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2010 - 09:19

45º Mundial Militar de Tiro é aprovado pelos organizadores


Nos últimos dez dias, o Comitê de Planejamento Operacional (CPO) dos 5º Jogos Mundiais Militares vivenciou o último evento-teste visando à realização dos Jogos Rio 2011, que acontecerão de 16 a 24 de julho do próximo ano no Rio de Janeiro.

O 45º Mundial Militar de Tiro, realizado no Centro Nacional de Tiro Esportivo Tenente Guilherme Paraense, reuniu 316 participantes de 28 países, sendo 201 atletas (122 homens e 79 mulheres). Foram realizados 33 exames antidoping e cerca de 400 refeições por dia foram servidas para a Força de Trabalho.

Para entregar um evento de nível olímpico aos atletas, trabalharam na instalação 29 pessoas ligadas diretamente ao Comitê Operacional e outras 295 ligadas à Organização Militar de Apoio (OM), além de empresas terceirizadas na área de alimentação, limpeza e transporte.

Membro do quadro de diretores da Comissão de Planejamento Estratégico do Comitê Internacional de Esportes Militares (CISM), o General austríaco Johann Pucher veio ao Brasil para supervisionar a competição.

"A competição foi extremamente bem organizada e os resultados, a que assistimos, foram surpreendentes. Os competidores devem ficado muito contentes, pois mostraram um excelente desempenho. O Comitê Organizador viu o desafio que é organizar tantos países em uma competição no Rio de Janeiro. Certamente, aprenderam lições para o evento no ano que vem, quando o número de atletas, somente do Tiro, deve ser cerca de 40% superior", salientou Pucher, que ressaltou como excelente o trabalho da Equipe de Antidoping do CPO:

"Tenho uma bagagem de 15 anos com a organização de competições militares e nunca vi um controle de doping tão bom".

O coordenador geral do Comitê de Planejamento Operacional dos Jogos Rio 2011, General Jamil Megid Junior, também ficou satisfeito.

"Esse foi o segundo evento que realizamos com foco no planejamento, adequações e melhorias na execução de Jogos Mundiais Militares. Colocamos em prática tudo para que fosse testado. Este processo nos dará um bom combate em julho de 2011", afirmou, lembrando o Campeonato Mundial Militar de Vôlei de 2009, disputado no Rio de Janeiro, considerado o primeiro evento-teste.

Segundo o coordenador da Área Funcional de Operações dos Jogos Rio 2011, o Coronel Pascoal Vaz, o resultado do planejamento foi adequado e positivo.

"Alguns aspectos precisam ser aperfeiçoados, mas recebemos elogios dos atletas a respeito dos estandes, principalmente o de 300 m, que foi remodelado e comparado com outros de alto nível", disse o Coronel, que salientou o trabalho realizado junto à Organização Militar de Apoio: "Vamos cumprir um programa de treinamento onde todas as OM que participarão dos Jogos Rio 2011 vão trabalhar na formação e qualificação das equipes".

A Organização Militar de Apoio que trabalhou no Mundial Militar de Tiro foi o 57º Batalhão de Infantaria Motorizada sob o comando do tenente-coronel Naccer.

"Foi uma experiência muito rica. Tivemos a oportunidade de treinar todo o nosso pessoal no funcionamento normal de uma competição e na resolução de incidentes naturais de um evento esportivo como o tiro", avaliou.

De acordo com o tenente-coronel, inicialmente, o efetivo solicitado pelo CPO foi considerado elevado, mas mostrou-se correto. Trabalharam 295 homens, considerando a segurança noturna.

"Agora, vamos atuar como multiplicadores de conhecimento e auxiliar no treinamento das demais Forças de Trabalho que vão trabalhar nos outros esportes. O Centro Integrado de Ações Locais (CIAL) existente aqui no Centro Nacional de Tiro Esportivo continuará ativo para estes treinamentos", explicou Naccer, que aproveitou para destacar a maneira profissional com que os integrantes do CPO ficaram disponíveis e orientando seu efetivo sempre com muita educação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira