Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2010 - 09:27

Município paranaense utiliza leds osram para iluminação pública

Na cidade de LAPA, os LEDs substituem as tradicionais lâmpadas de vapor de mercúrio. A troca oferece modernidade, economia de energia e segurança com mais iluminação

A OSRAM, multinacional alemã e uma das líderes no setor de iluminação no país, em parceria com a OPTO, empresa especializada em comercialização de tecnologias em sinalização, participou da transformação de Lapa, cidade paranaense de aproximadamente 42 mil habitantes. Após licitação, foram instaladas novas luminárias com tecnologia LED no município. Produzidas pela OPTO, com os LEDs Golden DRAGON Oval Plus da OSRAM, as peças modernizam a iluminação de parte das ruas do Jardim Montreal, Vila São Benedito e do bairro São Lucas. O resultado foi tão positivo que a Prefeitura já estuda a expansão do projeto para outras regiões.

A cidade foi umas das primeiras no país a utilizar os Golden DRAGON Oval Plus em iluminação pública, substituindo as tradicionais lâmpadas de vapor de mercúrio de 80W e 100W. No entanto, segundo dados da multinacional alemã, o interesse por essa solução vem aumentando em outros municípios por dois motivos principais: a iluminação pública é o maior consumidor de energia nas cidades, porque a troca pelos LEDs oferece redução no custo de manutenção. “Cada dia mais, a emissão de gases é fator decisivo no momento de escolha do sistema de iluminação, e cada luminária, anualmente, pode evitar a emissão de até 0,4 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. Lembrando que a iluminação pública é responsável por 25% das emissões mundiais, acreditamos que este benefício, pode ampliar à utilização dos LEDs neste setor.” lembra José Antonio A. Santos, diretor da OPTO Sinalização.

No caso de Lapa, o projeto piloto, que contemplava a instalação de 190 luminárias, prevê uma economia de cerca de 30 megawatts anuais, o que comprova a estimativa da companhia. “a tecnologia Golden DRAGON Oval Plus torna ótimas as aplicações de iluminação pública ofertando um padrão fotométrico adequado, aliando economia e eficiência”, comenta Fernando Romano, Engenheiro da Divisão de Semicondutores Ópticos da OSRAM no Brasil.

“Um dos principais diferenciais da iluminação para a população é o conforto visual, facilidade de identificação de informações e principalmente a sensação de segurança obtida com este tipo de solução”, ressalta José Antonio. Isso acontece porque os LEDs oferecem altos índices de reprodução de cor, ou seja, um IRC maior ou igual a 70. Assim, quando comparados às lâmpadas de vapor de mercúrio, que possuem baixo IRC, entre 15 e 55, as luminárias com LEDs dão um banho de luz. Essa característica, aliada a uma temperatura de cor de 6500K, o que equivale a uma luz branca de um dia, fazem com que o LEDs proporcionem maior sensação de segurança e facilidade de leitura da sinalização de ruas e tráfego.

De fato, quando o assunto é iluminação pública, o uso dos LEDs, em substituição das tecnologias convencionais, promete ganhar ainda mais força, principalmente por conta de duas características peculiares aos diodos emissores de luz: economia de energia e longa vida útil. Para se ter uma ideia, os LEDs oferecem eficiência energética 50% maior do que as lâmpadas de vapor de mercúrio. Além disso, sua longevidade aproximada de 70 mil horas chama a atenção quando comparada às 18 mil horas oferecidas pelas lâmpadas comuns em iluminação pública, o que resulta em uma significativa redução do custo de manutenção dos municípios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira