Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2010 - 09:35

II Ciclo do Informe reúne gestores de 57 patrimônios mundiais no Rio de Janeiro

O santuário de Machu Picchu, no Peru, a cidade de Potosí, na Bolívia, a Quebrada de Humauaca, na Argentina, a cidade de Quito e as Ilhas Galápagos, no Equador, o quarteirão histórico da Vila de Sacramento, no Uruguai, o Parque Nacional de Rapa Nui, no Chile, a cidade histórica de Ouro Preto e o Parque Nacional do Iguaçu no Brasil, entre outros 48 patrimônios mundiais sul-americanos reconhecidos pela UNESCO, estarão em debate na reunião do II Ciclo do Informe Periódico para a América do Sul, que se realizará no Rio de Janeiro, no período de 7 a 10 de dezembro.

Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, por meio do Centro Lúcio Costa Formação Para Gestão do Patrimônio, em parceria com o ICMBio e com o Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO, o II Ciclo terá na agenda a avaliação do estado de conservação destes bens culturais e naturais e de manutenção do seu valor universal excepcional, que foram os critérios que os levaram a serem inscritos na seleta Lista do Patrimônio Mundial.

Com a presença já confirmada de especialistas, representantes e gestores de todos os sítios do patrimônio mundial em dez países da América do Sul, o II Ciclo do Informe Periódico terá abertura oficial no dia 8 de dezembro, às 9hs, no Mezanino do Auditório Gilberto Freire do Palácio Gustavo Capanema. Na parte da tarde, o encontro será no auditório do Hotel São Francisco, tendo como pontos de pauta o inventário retrospectivo dos sítios mundiais, questionários e exercícios práticos.

O último dia do II Ciclo, 10 de dezembro, terá como temas os itinerários culturais; o patrimônio mundial e desenvolvimento em sítios arqueológicos; o patrimônio mundial e desenvolvimento em centros históricos; os conjuntos monumentais; o programa marinho de patrimônio mundial; e a cooperação sub-regional, bem como a aprovação da Carta de Recomendações.

Patrimônio mundial no Brasil- O Brasil conta hoje com 18 bens culturais e naturais inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, sendo que o último, a Praça de São Francisco em São Cristovão (SE), foi reconhecido durante a 34ª Sessão do Patrimônio Mundial realizada em Brasília, em julho deste ano. Antecedendo a reunião do II Ciclo do Informe Periódico, técnicos e especialistas do Iphan e gestores destes 18 sítios brasileiros estarão reunidos no dia 7 de dezembro no Rio de Janeiro. [www.iphan.gov.br | www.twitter.com/IphanGovBr].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira