Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2010 - 08:46

Fundação Orsa e parceiros inauguram CIT – Centro Interativo de Tecnologia

E lançam o Projeto Interação Digital em São Paulo.

O CIT – Centro Interativo de Tecnologia, onde serão desenvolvidos projetos direcionados para a comunidade da região central de São Paulo, será inaugurado no dia 10 de dezembro (sexta-feira).

Há mais de 11 anos presente na região do Glicério (SP), desenvolvendo tecnologias sociais para atender pessoas em vulnerabilidade social e econômica, a Fundação Orsa em parceria com a Microsoft, Brascin, ATN – Associação Telecentros de Informação e Negócios, Dr. Micro e Z3 Comunicação inauguram, no próximo dia 10 de dezembro, espaço para interação da comunidade com ferramentas de tecnologia aplicada à educação.

A Fundação Orsa tem grande parte das suas atividades relacionadas à coleta e separação de materiais recicláveis. Nos últimos anos, observou um vertiginoso crescimento da população dos arredores do Glicério, atendendo aproximadamente 850 pessoas nos mais diversos segmentos e idades, especialmente nas áreas de educação ambiental, empregabilidade, cultura, cidadania e tecnologia.

O CIT, por meio do Projeto Interação Digital, tem a missão de atender, preferencialmente, a população do Centro de São Paulo, em especial àquela que vive em situação de alta vulnerabilidade social, a exemplo de moradores em situação de rua, famílias moradoras de cortiços, ocupações e pessoas de baixa renda, colaborando com a inclusão social e digital dos mesmos.

O Projeto tem como objetivo mobilizar a comunidade para o uso das tecnologias digitais e sociais como ferramentas de desenvolvimento. Esse espaço pretende fomentar a interatividade enquanto oportunidade de acesso as TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação, gerando novos modelos de participação e buscando soluções tecnológicas que garantam o acesso da comunidade a serviços de qualidade.

Investir nessa proposta é acreditar que gerar oportunidades é fomentar acessos ao desenvolvimento social e econômico. Esse compromisso é resultado da união de parcerias fortes e atuantes, capazes de possibilitar novos ciclos sustentáveis de desenvolvimento econômico e social para a região.

A Microsoft investiu cerca de R$ 670 mil em doação de software para equipar os computadores disponíveis no CIT destinados exclusivamente à capacitação de jovens para o mercado de trabalho pelo Projeto Interação Digital. “Nós valorizamos e apoiamos iniciativas que fomentem a empregabilidade e o empreendedorismo, pois acreditamos que ao investir para suprir a demanda por profissionais qualificados para o setor de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil, contribuímos também para o desenvolvimento nacional”, afirma Rodolfo Fucher, diretor de assuntos corporativos da Microsoft Brasil”.

A unidade está instalada na Rua Ouvidor Portugal, 89 – Cambuci (SP) e apresenta conceitos de sustentabilidade nos móveis e decoração do espaço. Os móveis são assinados pelo ecodesigner Pedro Petry, que desde 2009 é parceiro do Grupo Orsa, e desenvolve peças a partir de resíduos de madeira certificada FSC da Orsa Florestal.

O suporte técnico será realizado pela Brascin, empresa comprometida com o desenvolvimento da região. A ATN participa ativamente enquanto mobilizadora e fomentadora da política nacional, a Dr. Micro é responsável pelo sistema de ensino que produz conhecimento e garante efetividade no processo de formação, enquanto a Z3 Comunicação e Design é responsável pela comunicação visual e arte gráfica do site. | www.interacaodigital.org.br

A gestão e execução do projeto são feitas pela Fundação Orsa, empresa social do Grupo Orsa que foi criada muito antes dos conceitos de responsabilidade social e empresa cidadã se destacarem com o vigor dos dias atuais. Sua trajetória se confunde com o desenvolvimento do conceito do investimento social privado no Brasil, pois desde 1994 trabalha pelo desenvolvimento de programas e projetos sociais tendo como princípio a atuação em rede. Até 2009, o Grupo investiu mais de R$ 150 milhões, proporcionando mais de 6,8 milhões de atendimentos. Atualmente, seis programas, que são compostos por 20 projetos estão sendo replicados nas regiões em que a Fundação atua. | www.fundacaoorsa.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira