Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2010 - 08:53

Índices de cólicas renais aumentam de 15 a 20% no verão

A falta de hidratação e a ingestão de alimentos com excesso de sal são os principais vilões desta época.

No próximo dia 21 de dezembro começa oficialmente a estação mais quente do ano. Mas, para aproveitá-la de maneira saudável, é preciso atenção e cuidados, principalmente para quem está de malas prontas para viajar.

O médico urologista, Conrado Alvarenga, alerta para as principais queixas urológicas desta época. “No verão, a frequência de cólicas renais é muito maior, principalmente devido a inadequada hidratação. As crises são de 15 a 20% mais frequentes”.

Para prevenir esse incômodo, fique atento. Beber muita água e sucos cítricos, principalmente de laranja, ajudam a prevenir as dores. Carnes, alimentos ricos em proteína e refrigerantes devem ser limitados, pois contêm alto teor de sódio, substância que aumenta as chances de formação dos cálculos.

O alerta também vale para quem ainda não teve este tipo de problema. Isso porque, segundo Alvarenga, cerca de 10 a 15% da população enfrentará uma crise de cólica renal ao longo da vida. E aos que já sofreram com este problema, a chance de ter um novo episódio no período de cinco anos subsequentes é 40% maior.

Portanto, dedicar-se a uma hidratação com freqüência e aos bons hábitos alimentares podem evitar que as cólicas atrapalhem suas férias ou viagens. Procure sempre ingerir líquidos e realizar um exame de ultrassonografia mesmo que a dor já tenha passado. E é claro, consultar um urologista o mais breve possível.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira