Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2010 - 09:11

Cientistas da P&G desenvolvem novas tecnologias para o tratamento da dermarite seborréica e caspa

Sequenciamento do genoma do fungo causador da caspa abre as portas científicas para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de tratamentos relacionados ao problema.

Cientistas da P&G sequenciaram o Genoma do fungo da Malassezia Globosa (fungo responsável pela caspa), que resultou no aperfeiçoamento do combate ao problema e na descoberta de outros impactos negativos na saúde da população. O assunto será discutido no I Summer Meeting da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que acontece de 9 a 11 de dezembro, em Salvador, com a participação de um dos cientistas responsáveis por essa pesquisa, o dr. James Schwartz, que falará sobre o “Tratamento da Dermatite Seborreica e da Caspa”.

A caspa e a dermatite seborréica afetam mais de 50% da população humana. No Brasil, números apurados confirmam essa tendência (Nilsen Fevereiro/2010). Cerca de 40% dos brasileiros apresentam problemas no couro cabeludo, sendo que o Brasil é o país com maior incidência de desordens dessa natureza em toda a América Latina. Apesar do papel da Malassezia Globosa nessas e em outras doenças de pele comuns, incluindo o eczema, dermatite atópica e psoríase, pouco se sabia sobre o fungo no nível molecular até este estudo.

O sequenciamento genético da Malassezia globosa expandiu o alcance de potenciais alvos de tratamento, desde algumas características observacionais e agora até mais de 4.000 alvos moleculares. “O que começou como um esforço para desvendar o mecanismo por trás da caspa também abriu as portas científicas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de tratamentos da caspa e muitas outras condições relacionadas com Malassezia Globosa,” disse James Schwartz, PhD e Pesquisador de Beleza & Cuidados Pessoais da P&G.

A Malassezia Globosa, que está entre os menores dos organismos fúngicos sequenciados vivendo livremente, é composto de 4.285 genes – quase 300 vezes menos pares de base do que os encontrados no genoma humano. Um fungo comum que vive na pele de humanos, a Malassezia Globosa alimenta-se de lipídios externos. Vale ressaltar que os humanos secretam naturalmente sebo e outros lipídios sobre o couro cabeludo, criando um ambiente propício para a Malassezia Globosa florescer, uma vez que o couro cabeludo humano pode hospedar até 10 milhões de Malassezia Globosa. Os sintomas de caspa e dermatite seborréica ocorrem quando três fatores se apresentam simultaneamente: suscetibilidade genética a uma resposta inflamatória, a presença de sebo no couro cabeludo e a presença de Malassezia Globosa.

Devido ao uso anterior de tecnologias menos precisas baseadas em cultura, os cientistas presumiram incorretamente durante anos que a caspa era causada por um tipo diferente de fungo (Malassezia furfur). Mas, agora com a descoberta, a aposta dos especialistas para um tratamento eficaz é o uso de shampoos que contenham piritionato de zinco, solução mais indicada à contenção do fungo causador da Malassezia Globosa, como o Head & Shoulders com fórmula Dermasense®, que é assegurada pela presença do princípio ativo antifúngico ZPT (Piritionato de Zinco) e pela tecnologia Micro D, patenteada pela P&G. Enquanto o ZPT age diretamente sobre o fungo causador da caspa Malassezia Globosa, a tecnologia Micro D melhora sua distribuição no couro cabeludo, potencializando sua eficácia. Essa tecnologia exclusiva de Head & Shoulders, permitiu que o ativo ZPT fosse processado de modo único, como micropartículas, agindo em profundidade para alcançar um desempenho de alta performance. Além disso, os condicionadores Head & Shoulders também possuem o piritionato de zinco em sua formulação que ajuda a fixar ainda mais o princípio ativo no couro cabelo, atendendo a duas necessidades principais: tratamento da caspa aliado ao benefício cosmético da hidratação.

“A caspa é um mal que, além de trazer transtornos relacionados à saúde, como irritações e coceiras no couro cabeludo, interfere no comportamento socioemocional do indivíduo, sendo muitas vezes erroneamente associada à falta de higiene”, comenta a médica dermatologista, dra. Denise Steiner. Desencadeada por diversos fatores, não há cura para esse tipo de desordem, mas sim controle. “O tratamento preventivo e o controle da caspa ocorrerá com o uso regular de um shampoo e um condicionador anticaspa adequados”, complementa a médica.

Perfil do especialista - Jim Schwartz é um pesquisador na Procter & Gamble (P & G) em Cincinnati, onde está atualmente dirigirindo as iniciativas de pesquisa para identificar os tratamentos mais eficazes da dermatite seborréica e da caspa, e é responsável pela pesquisas da marca Head & Shoulders. Seus estudos aprofundados de como os surfactantes e polímeros se comportam na pele levaram a inúmeras inovações no campo da ciência da beleza. O trabalho do dr.Schwartz concentra-se principalmente na ciência da pele, cabelo e cuidados do couro cabeludo. Ele tem dezoito patentes para produtos de cuidado pessoal e tecnologia da ciência da beleza. É autor de artigos em diversas revistas, como The Journal of American Academy of Dermatology e Journal of The American Chemical Society. Schwartz é graduado pela Kenyon College, em Gambier, Ohio, onde recebeu o bacharelado em Química. Em 1986, recebeu seu Ph.D. em química inorgânica pela Universidade de Illinois.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira