Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2010 - 09:11

COB escolhe Bernardinho e Elson Miranda como os Melhores Técnicos de 2010

Troféu será entregue no dia 20 de dezembro durante o Prêmio Brasil Olímpico.

Dois campeões mundiais foram escolhidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como os Melhores Técnicos de 2010. Bernardinho, da Seleção Masculina de Vôlei, e Elson Miranda, do salto com vara, receberão o troféu de Melhor Técnico, coletivo e individual, respectivamente, durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, no dia 20 de dezembro (segunda-feira), no Teatro do MAM, Rio de Janeiro. O tricampeonato mundial, em Roma, e o eneacampeoato da Liga Mundial, na Argentina, credenciaram Bernardinho para receber pela quinta vez o título de Melhor Técnico do Ano. Na categoria individual, a honra coube a Elson, responsável pelo ano de glórias da saltadora Fabiana Murer, campeã mundial indoor, em Doha, e da Liga Diamante, entre outros.

O salto com vara foi uma prova na qual o Brasil se destacou em 2010.. Em Cingapura, nos Jogos Olímpicos da Juventude, Thiago Bráz, de 16 anos, conquistou a medalha de prata. E Fabiana Murer, uma das concorrentes a Melhor do Ano no Esporte, foi campeã mundial em pista coberta (indoor) e da Liga Diamante. Em comum, o mesmo responsável, o técnico Elson Miranda.

“É uma honra ser escolhido como melhor técnico do ano no Brasil, um país tão heterogêneo e de tantos talentos e profissionais no esporte. Sem dúvida, esta homenagem é também uma responsabilidade muito grande e sei que tenho que continuar trabalhando com dedicação para manter esse nível e ajudar meus atletas a alcançarem resultados. O salto com vara no Brasil ainda tem muito para evoluir, mas se chegamos neste estágio atual foi por causa de muito trabalho”, declarou.

O exigente Elson, como se autodefine, é peça fundamental para que o Brasil seja atualmente uma das grandes forças mundiais do salto com vara. Sob sua tutela desde os 16 anos, Fabiana Murer vem evoluindo a cada ano, tendo alcançado em 2010 o melhor de sua carreira. Fabiana teve cinco das dez melhores marcas obtidas na temporada 2010. Além dos títulos, a saltadora é a atual recordista sul-americana em competições ao ar livre (4,85m) e em pista coberta (4,82m), este alcançado no GP de Birmingham, Inglaterra.

Elson tem uma estreita parceria com Vitaly Petrov, um mito na preparação técnica da modalidade. Petrov treinou Sergei Bubka, maior nome do salto com vara em todos os tempos, e hoje orienta a recordista mundial Yelena Isinbayeva. O brasileiro destaca a influência da filosofia do ucraniano Vitaly Petrov na evolução do atletismo brasileiro. Admirador confesso do trabalho de Petrov, Elson vem estreitando cada vez mais as relações com o ucraniano, que participa de clinicas no Brasil desde 2001. A sintonia entre os dois é cada vez maior, tanto é que o ucraniano aponta Elson como o profissional que mais se aproxima de sua técnica. “Sempre procurei buscar conhecimento com os melhores. O Brasil é muito longe dos grandes centros da modalidade, por isso fui à busca de onde estavam os melhores para ver como trabalhavam. O Vitaly me ensinou. Ele é um divisor de águas na modalidade e mudou a história do atletismo. E o salto com vara no Brasil chegou a este nível atual graças ao contato que tenho até hoje com ele. Também gostaria de agradecer à Fabiana Murer por toda sua dedicação e vontade. Ela sempre me ajudou muito e conseguiu, com todos os méritos, figurar entre as melhores do mundo. Este é um momento importante para o esporte brasileiro e devemos aproveitá-lo para difundir nossa modalidade. Temos atletas talentosos e a obrigação de brigar pelo pódio nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Rio 2016”, afirmou.

Bernardinho - No caso de Bernardinho, há pelo menos oito anos o Brasil mantém a hegemonia do Campeonato Mundial Masculino de Vôlei. Em 2010, a história se repetiu e o país conquistou o tricampeonato da competição ao derrotar Cuba por incontestáveis 3 sets a 0 na final. Em 2010, a Seleção Brasileira tornou-se ainda o país com mais títulos da Liga Mundial. O eneacampeonato veio após vitória sobre a Rússia por 3 sets a 1. Com isso, a Seleção ultrapassou a Itália para entrar para a história da competição.

Com a indicação deste ano, o carioca Bernardo Rocha de Rezende já soma cinco troféus do Prêmio Brasil Olímpico em sua galeria. Além dos prêmios de 2002 e 2006, quando foi campeão mundial, o treinador foi o melhor em 2003 e 2004, quando conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas. “É sempre uma honra ser lembrado pelo COB em meio a tantos outros grandes treinadores que o Brasil possui, que obtêm resultados expressivos e com enormes talentos. Esta homenagem é fruto de um trabalho que vem sendo bem feito. Sou apenas o representante de um grupo de profissionais capacitados, que procura extrair o melhor de cada um. É um orgulho muito grande ter este reconhecimento após termos realizado uma temporada excepcional, em meio a algumas dúvidas quanto a renovação de jogadores. Os títulos alcançadas são prova de que o sistema de renovação funciona e quero continuar alimentando esse sonho. Espero ganhar novamente este prêmio em 2012, ano dos Jogos Olímpicos”, projeta.

Desde que assumiu o comando da Seleção Brasileira masculina de voleibol em 2001, o Bernardinho vem acumulando títulos, recordes e vitórias. O treinador colocou o Brasil no topo da modalidade e a hegemonia parece não ter fim. Sob sua liderança a Seleção Masculina conquistou duas medalhas olímpicas (ouro em Atenas e prata em Pequim), três títulos mundiais, dois da Copa dos Campeões, duas Copas do Mundo, o inédito ouro nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e oito Ligas Mundiais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira