Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2010 - 09:42

Escritores Escritos traz autores consagrados na pele de personagens

Autores clássicos ganham vida em coletânea de contos editada pela Flâneur.

Somos personagens de alguma história, seja a nossa ou de outros. O que nunca paramos para pensar é de qual história fazem parte os grandes escritores, pois normalmente são apenas criadores de inúmeras. A Editora Flâneur lança, no dia 9 de dezembro, “Escritores Escritos”, organizado por Victoria Saramago, onde autores clássicos serão, desta vez, personagens de histórias escritas por autores brasileiros.

“O grau de admiração que temos por um autor pode nos colocar em uma posição de certa intimidade. Não é de hoje que livros são encarados como amigos, afinal, são tantos livros lidos, que nos sentimos próximos dos nomes que admiramos. É dessa grande apreciação pelo autor por trás da obra que surgiu a ideia do livro”, explica o editor Guilherme Tolomei.

Enquanto Nelson de Oliveira deu vida a André Breton, Marcelo Moutinho a Sophia de Mello Breynner e Carola Saavedra a Thomas Bernhard, a escritora Cecilia Giannetti, por exemplo, escolheu o americano Kurt Vonnegut: “toda vez que leio Vonnegut sinto que encontrei alguém que sempre quis conhecer”. Já Saulo Aride escolheu Edgar Allan Poe e justifica: “A morte e os diferentes modos com que o homem dialoga com ela são temas recorrentes em meus textos. Poe foi um dos autores que melhor souberam unir tensão, poesia e até certo humor irônico ao abordar este assunto. A escolha por homenageá-lo foi muito natural.”

A personalidade louca e transviada, que já faz de Charles Bukowski automaticamente um personagem, não poderia ficar de fora. O autor e editor carioca Renato Amado foi quem o levou para uma história que, sem dúvida, poderia ter mesmo existido, como disse: “Homens como Bukowski, e até Keith Richards (Rolling Stones), são um manancial de histórias, reais ou não. Talvez, diante de tanta loucura e criatividade, seja difícil definir bem o que é ficção e o que de fato ocorreu.”

O português Eça de Queirós está no texto de Cristiane Lisboa; Hermann Hesse está nas linhas de Gustavo Bernardo; Dante Alighieri virou personagem de Lúcia Bettencourt; Albert Camus entrou no conto de Alberto Izhaki e Emily Dickinson no de Natália Nami. “É como pegar o tabuleiro de um determinado jogo para jogar nele uma outra coisa”, resume a organizadora Victoria Saramago também autora de um conto sobre Oscar Wilde.

Editora Flâneur - Em 2009, Guilherme Tolomei, depois de estudar o mercado editorial e juntar todo o material referente a esse universo durante anos, convidou Renato Amado para formar a Editora Flâneur, com base no Rio de Janeiro. O termo Flâneur, usado pelo poeta Charles Baudelaire, se refere ao indivíduo que tem uma visão diferenciada das coisas que estão à sua volta. E esse é o mote do projeto: valorizar autores e leitores com novas ideias e iniciativas.

.[ Escritores Escritos, organização de Victoria Saramago | 16 x 23 cm 188 páginas |Por: R$ 29,00].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira