Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2010 - 09:42

Novas tendências da criminalidade transnacional mafiosa


O desembargador do Tribunal de Justiça e presidente do Instituto Brasileiro Giovanni Falcone de Ciências Criminais Wálter Fanganiello Maierovitch recebeu o público, na noite do dia 6 de dezembro (segunda-feira), late Clube de Santo, para coquetel e sessão de autógrafos do livro Novas tendências da criminalidade transnacional mafiosa, publicado pela Editora Unesp. O

Organizado em parceria com a jurista italiana Alessandra Dino, o livro investiga a complexidade das organizações mafiosas e de suas articulações no campo político, econômico e informacional em uma coletânea de artigos. Os autores destacam o fortalecimento de organizações criminosas como a siciliana Cosa Nostra e a islâmica AI-Qaeda nas últimas décadas e relembram que elas constituem um "perigo real à segurança nacional, aos direitos da pessoa humana e à estabilidade dos Estados soberanos", como atestaram os 140 países presentes à Conferência de Nápoles, realizada entre 21 e 23 de novembro de 1994. Essa Conferência evoluiu para a primeira Convenção Mundial sobre Crime Organizado Transnacional, realizada em Palermo, em 2000.

As Nações Unidas, nas duas ocasiões, destacaram o "alto preço pago ao crime organizado internacional em termos de vidas humanas" e seus efeitos nas economias nacionais e sobre o sistema financeiro mundial - questão que se evidencia com o fluxo de cerca de US$ 400 bilhões anuais movimentados pelo tráfico. Em 2009, diante da crise econômico-financeira mundial, o czar antidrogas das Nações Unidas, o italiano Antônio Costa, chamou a atenção para o fato de que foi o dinheiro sujo das drogas a salvaguarda do sistema interbancário internacional.

Os ensaios reunidos apresentam em nove diferentes âmbitos temáticos as peculiaridades dessas redes ilegais, desde os crimes de colarinho branco até a estrutura da empresa mafiosa, passando pela psicologia criminosa, a economia paralela e os poderes ocultos, entre outros temas - todos abordados com profundidade e exemplificados com muitos dados. A situação brasileira é contemplada em texto específico, que investiga as relações entre governo, narcotráfico, jogo do bicho e Carnaval. A formação de grupos criminosos como Comando Vermelho, Terceiro Comando, Amigos dos Amigos e Paramilitares no Rio de Janeiro, bem como o PCC em São Paulo, também é investigada pelo autor.

Perfil dos organizadores - Alessandra Dino é doutora em filosofia pela Universidade de Perugia e professora adjunta de Sociologia Jurídica na Universidade Estadual de Palermo. Autora de diversas obras sobre organizações mafiosas, entre elas La mafía devota (2008), que investiga as relações entre a máfia e a religião. Wálter Fanganiello Maierovitch é presidente do Instituto Brasileiro Giovanni Falcone de Ciências Criminais, desembargador do Tribunal de Justiça, ex- secretário Nacional Antidrogas (Senad), professor de pós-graduação em direito penal e processual penal, além de professor-visitante da Universidade de Georgetown (Washington-EUA). Recebeu do presidente italiano Oscar Scalfaro a comenda de cavaleiro da República pela luta antimáfia, com risco pessoal.

. [ Editoria Unesp [www.editoraunesp.com.br, telefone (11) 3107-2623] | Tradutoras: Doris Cavallari, Letizia Zini | ISBN: 978-85-393-0069-3 | Formato: 16 x 23 cm | 318 Páginas | Preço: R$ 45].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira