Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2010 - 10:01

Flexibilidade de horário aumenta a produtividade e disposição dos colaboradores

As vantagens e as desvantagens de uma jornada flexível.

As vantagens de uma rotina sem horário fixo agrada tanto o empregador quanto os colaboradores. Sem a rigidez do relógio para controlar o início e o fim do expediente, os funcionários ficam mais motivados e esta postura reflete na produtividade da empresa. Essa opção geralmente se aplica aos profissionais liberais e prestadores de serviços e é mais adotada nas multinacionais de tecnologia, que privilegiam a criatividade em detrimento de processos burocráticos e rotinas estruturadas. No Brasil a prática mais comum tem sido o “Banco de Horas”.

A ressalva, de acordo com o vice-presidente de Operações e Finanças da ABRH-RS, Orian Kubaski, é sobre os riscos de autuações da fiscalização do trabalho, pois alguns sindicatos são contrários a esta prática: “Existe a ausência de bom senso de alguns colaboradores, que não respeitam as exigências legais como de no máximo duas horas extraordinárias por dia ou intervalos interjornadas inferiores a 11 horas.”, explica.

Essa medida deve ser muito bem avaliada pelos empregadores para não atrapalhar a execução das tarefas. “Existem processos produtivos, cuja concentração de pessoal em determinados horários é determinante para a produtividade e eficácia do fluxo de produção. Isto precisa ser avaliado”, ressalta Kubaski. Em contrapartida, outras atividades que exigem pesquisa e criatividade, independem do horário e local em que são executadas.

Algumas empresas brasileiras ainda ficam receosas em aderir ao horário flexível, mas trata-se mais de uma postura cultural, decorrente do conservadorismo. “A cultura trabalhista do Brasil está ainda muito baseada nas leis trabalhistas da primeira metade do século XX e também pela natureza de alguns métodos de produção que não permitem a flexibilização em grande escala”, completa Kubaski.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira