Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2010 - 10:01

Brasil e Espanha fazem parceria para inovação em conteúdos digitais

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto Tecnológico de Informática (ITI) de Valência, Espanha, fecharam parceria para atuar em conjunto no Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A ideia é criar um espaço de discussão comum em que Espanha e Brasil demonstrem os avanços tecnológicos conquistados e possibilite negócios entre empresas dos dois países. O Observatório de TICs é um projeto da ABDI com a proposta de disponibilizar conteúdos de interesse estratégico para o Brasil e países parceiros.

A iniciativa teve início após missão técnica promovida por meio do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas (PAIIPME), executado pela ABDI. O PAIIPME apoiou a ida de representantes de empresas, universidades e técnicos do Governo Federal, em outubro, para visitar instituições na Espanha e na Inglaterra que produzem conteúdos audiovisuais, digitais e interativos.

O especialista da ABDI em TICs, Carlos Frees, que participou da missão, adiantou que a Fundação Barcelona Mídia – um dos primeiros e mais modernos centros tecnológicos europeus dedicados à comunicação, à mídia e o audiovisual – também tem interesse em parceria semelhante à firmada com o instituto de Valência.

O especialista disse que o Brasil conta hoje com o melhor modelo de TV digital interativa, cuja tecnologia foi adquirida do Japão, o que colocará o país à frente no que diz respeito à capacidade tecnológica integrada a TV. “O modelo tecnológico adotado permite a efetividade da inclusão digital social, além do desenvolvimento industrial do Brasil. Inclusive a metodologia adotada no país é comentada positivamente na Europa”, destacou Frees. “O nosso desafio é disponibilizar o sinal da TV digital Interativa para todos”, acrescentou.

Para Frees, a diferença é que na Europa essa disponibilidade do sinal digital é ampla, tornando a tecnologia acessível para a população, o que não ocorre ainda no Brasil.

A realização da missão técnica busca promover o intercâmbio e a identificação de novas áreas de cooperação com a União Europeia. Com a iniciativa, pretende-se estimular o desenvolvimento da indústria de conteúdos audiovisuais digitais interativos no Brasil, para fortalecer a exportação e a internacionalização de pequenas e médias empresas – conforme prevê a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do Governo Federal.

Perfil- O PAIIPME é fruto de um acordo de cooperação entre o Brasil e a União Europeia e visa a inserção competitiva das pequenas e médias empresas brasileiras no mercado europeu. Com um orçamento de 44 milhões de euros (metade proveniente de fundos não-reembolsáveis da União Européia e metade proveniente de fundos brasileiros de origem pública e privada), esse é o maior projeto de cooperação técnica cofinanciado pela União Europeia em execução na América Latina. Suas ações são realizadas por meio de parcerias com entidades nacionais, setoriais e locais, públicas e privadas, que executam 34 subprojetos específicos, dos quais 18 são desenvolvidos por meio de acordos de cooperação técnica e 16 são projetos locais de subvenção. | www.abdi.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira