Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2010 - 10:09

Fortes perspectivas de emprego no setor de serviços ajudam a manter o otimismo nas contratações no 1T011

Pesquisa da Manpower indicou que empregadores brasileiros se mantêm como um dos mais otimistas com +36% de Expectativa Líquida de Emprego, atrás apenas de Índia, China e Taiwan. Empregadores de Minas Gerais são os que pretendem contratar mais no Brasil. Pesquisa Global apontou recuperação nas maiores economias do mundo.

São Paulo – Os resultados da Pesquisa de Expectativa de Emprego da Manpower (Manpower Employment Outlook Survey) para o 1º trimestre de 2011, divulgado hoje, pela Manpower Brasil, indicam que os empregadores brasileiros continuam entre os mais otimistas do mundo. Quatro em cada 10 entrevistados planejam contratar trabalhadores nos primeiros meses de próximo ano. A Expectativa Líquida de Emprego no Brasil é de +36% e os empregadores do setor de serviços são os que demonstram mais confiança em abrir novos postos de trabalho.

A pesquisa também aponta um início de ano positivo para 2011 no mercado de trabalho global. Os países do G7 (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos), considerados as maiores economias do mundo, estão todos com expectativa positiva de contratação para o primeiro trimestre do ano que vem.

O levantamento da Manpower ouviu aproximadamente 64 mil empregadores em 39 países, sendo 858 no Brasil, que apresentou +36% de Expectativa Líquida de Emprego. O setor de serviços é o que está mais otimista no país, com + 51%, seguido por Transporte/Serviços Públicos e Comércio, ambos com +44% .

“O Brasil apresentou um recorde do volume de postos de trabalho apresentados com carteira assinada em 2010. Esse grande número de vagas combinado com o baixo índice de desemprego intensificará a escassez de talentos. O desafio dos empregadores será colocar em prática as estratégias para manter seus colaboradores e continuar a ter sucesso em seus negócios”, afirma Horacio De Martini, Diretor Regional da Manpower para a América do Sul. “ Outro ponto muito importante é que positivismo no mercado de trabalho se manteve com a eleição de Dilma Rousseff para presidência” finaliza.

O setor de serviços é o que mais cresce na economia brasileira. Além disso, é o setor que lidera a geração de postos de trabalho com carteira assinada em 2010 entre os vários segmentos da economia, segundo dados oficiais do governo brasileiro.

Na comparação regional, os empregadores de Minas Gerais são os que apresentam maior expectativa líquida de contratação com +41%. A cidade de São Paulo e o Rio de Janeiro estão empatados no segundo lugar com +38%.

A pesquisa mostra também que os empregadores de 32 dos 39 países pesquisados pretendem contratar no início de 2011. Índia (+42%), China (+40%), Taiwan (+37%), Brasil (+36%) e Turquia (+27%) são os países que mais pretendem aumentar sua força de trabalho. Em contrapartida, os empregadores da Grécia(-15%), República Checa (-5%), Áustria (-3%), Irlanda (-3), Espanha (-2%) e Romênia (-2%) são os países que apresentam as previsões mais negativas a nível mundial. Os empregadores da Bulgária, Eslovênia e Turquia foram pesquisados pela primeira vez neste trimestre.

“A região tem demonstrado habilidade para enfrentar os momentos difíceis e recuperou-se até atingir índices muito positivos. Os empregadores estão otimistas sobre suas perspectivas de crescimento para o próximo ano e os indicadores internacionais preveem um crescimento sustentavéis do PIB para grande parte das economias da região, o que implica em uma incidência favorável no mercado de trabalho”, declara De Martini.

“Em relação aos últimos anos, o Brasil e o Peru estão sendo receptores de um importante volume do Investimento Estrangeiro Direto (IED), e este fenômeno conduz a um aumento da confiança e do otimismo por parte dos empregadores sulamericanos que responderam a nossa pesquisa”, complementa.

Os resultados completos da pesquisa, além dos comparativos regionais, podem ser encontrados em www.manpower.com/meos. Todos os gráficos e tabelas estão disponíveis para publicação em www.manpower.com/library. A próxima edição da pesquisa (segundo trimestre de 2011) vai estar disponível no dia 8 de março.

Expectativa Líquida de Emprego - A expectativa líquida de emprego é resultado da diferença entre as porcentagens positiva e negativa presentes nas respostas dos entrevistados quanto à expectativa de crescimento da empregabilidade no mercado de trabalho para o próximo trimestre. No caso do Brasil, 40% acreditam que aumentarão sua força de trabalho, e 4% prevê reduzir a mão-de-obra. Logo, a Expectativa Líquida de Emprego no Brasil é de 36%.

Pesquisa - A Manpower Employment Outlook Survey é realizada a cada três meses para medir a intenção das empresas de aumentar ou diminuir o número de trabalhadores no trimestre seguinte. O levantamento é um das mais abrangentes da categoria, tanto pelo número de entrevistados quanto pela amostragem e a longevidade. Considerada um importante indicador econômico e uma das pesquisas mais confiáveis sobre empregabilidade do mundo, é realizada há mais de 47 anos. Este trimestre, contou com entrevistas de aproximadamente 64 mil empregadores dos setores público e privado no mundo todo.

A pesquisa da Manpower abrange 39 países e territórios: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, China, Cingapura, Colômbia, Costa Rica,Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Guatemala, Holanda, Hong Kong, Hungria, Índia, Irlanda, Itália, Japão, México, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Peru, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Turquia, Romênia, Suécia, Suíça e Taiwan. O estudo começou nos Estados Unidos e no Canadá em 1962, e o Reino Unido foi incluído em 1966. México e Irlanda entraram em 2002, e mais treze países foram adicionados em 2003. A Nova Zelândia foi incluída em 2004, China, Índia, Suíça e Taiwan em 2005, e Argentina, Peru, Costa Rica e África do Sul em 2006. Colômbia, República Tcheca, Grécia, Guatemala, Polônia e Romênia entraram em 2008 e Hungria e Brasil em 2009. Bulgária, Eslovênia, Panamá e Turquia foram adicionados em 2010.

Perfil: A Manpower (NYSE: MAN) é a líder mundial no segmento de recursos humanos, criando e fornecendoserviços que ajudam os seus clientes a vencerem no mundo do trabalho em constante mudança. Há mais de 60 anos no mercado, a companhia oferece para os empregadores uma série de produtos para todo o ciclo de negócios e de emprego das empresas, desde recrutamento de pessoal permanente, temporário e administrado até avaliação e seleção de empregados, capacitação, outplacement, terceirização e consultoria.

A Manpower conta com uma rede mundial de 4.000 escritórios em 82 países e territórios que lhe permite atender as necessidades dos seus 400.000 clientes por ano, incluindo empresas de pequeno e médio porte de todos os setores de negócios, assim como as grandes corporações multinacionais. O foco do trabalho da Manpower é o aumento da produtividade por meio da melhora na qualidade e na eficiência da mão-de-obra, bem como na redução de custos. No Brasil, está presente desde o ano 2000 e conta com escritórios nas cidades de São Paulo, Jundiaí, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Santo André. A Manpower Brasil opera sob as marcas: Manpower e Manpower Professional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira