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10/07/2007 - 08:48

Eventos culturais em lugares especiais: teatros e circos

Texto que faz parte da “Revista Diretório D Eventos” - lançamento dia 15.08.2007 pela Trevisan Publicidade & Eventos e Editora Staff.

Ao escolher associar a marca de sua empresa a eventos culturais, você estará seguindo uma prática que no Brasil tem sido adotada continuadamente há pelo menos dez anos, o que já permite que se pense em termos de padrão esperado, e não em mais um modismo, ou mesmo uma tendência. É bem provável que em breve a empresa que não invista em cultura venha a ter sua percepção de valor diminuída.

Isto acontece porque hoje as empresas não querem mais ser as preferidas pelo consumidor apenas em momentos de compra, elas agora querem fazer parte de sua vida. Uma campanha publicitária custa caro, e seu alcance se limita ao público que as mídias escolhidas (TV, jornal ou rádio) possam atingir. Já ao promover ou apoiar um evento cultural, cujo nome inclua a própria marca da empresa, você pode obter uma grande mídia espontânea: os cadernos culturais dos jornais e programas com agenda cultural de rádio e TV irão divulgar gratuitamente seu evento.

Alguns aspectos relacionados a eventos culturais são invariáveis: em primeiro lugar, é importante conhecer a cena cultural local, para avaliar corretamente os projetos a serem apoiados, uma decisão que não pode ficar a cargo unicamente do marketing. Além disso, a divulgação do evento cultural também deve ser profissionalizada. Caso sua empresa adote a política de investir em cultura, é bom não cometer o equívoco – infelizmente ainda bastante comum – de deixar a tarefa de divulgar a programação cultural a cargo da assessoria de imprensa que a empresa já tem; por melhor que seja, ela está habituada a outra dinâmica, divulgando lançamentos de produtos ou respondendo a questionamentos gerados pelo noticiário do dia-a-dia. Uma possibilidade seria montar uma equipe própria e específica de assessoria. O mais indicado, porém, é contratar uma empresa especializada em assessoria de imprensa para eventos culturais, seja para um evento só, seja por período fechado. A empresa já terá o conhecimento do mercado e os contatos necessários, profissionalizando a divulgação e gerando o resultando que todos – sua empresa, o consumidor, os artistas – almejam.

Um ponto que pode variar e que deve ser muito bem avaliado ao se planejar o evento é o local a ser utilizado. Algumas companhias optam pela criação de centros culturais batizados com a marca da empresa, seja adotando espaços já existentes, seja construindo novos. A idéia, embora excelente, na realidade está ao alcance de um pequeno número de grandes empreendimentos. Uma alternativa muito interessante é a locação de espaços como teatros e circos. Estes locais costumam ter uma ótima percepção de imagem, não raro sendo considerados pelo público como lugares mágicos. Optar por teatro ou circo significa estender esta atmosfera mágica a seu evento, certamente um bom começo para garantir o sucesso da iniciativa – e um excelente passo para sua empresa se tornar cada vez mais parte importante da vida do consumidor.

. Por: Fabio Gomes, 35, é jornalista, escritor e cartunista.Criador dos sites www.brasileirinho.mus.br e www.jornalismocultural.com.br, já ministrou cursos de Divulgação de Eventos Culturais e Jornalismo Cultural em diversos estados do país, em entidades como Fundação Getúlio Vargas, SESC de Santa Catarina e Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. | [email protected].

. Por: Sonia Kessar é paulistana, socióloga, publicitária, humanista e poetisa. Além de atuar na área corporativa, também é referência em assessora de imprensa cultural em São Paulo. Já trabalhou com grandes diretores de teatro e cinema e tem mais de 700 espetáculos de teatro e dança em seu currículo. www.soniakessar.com.br | [email protected]

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