Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2010 - 10:09

Sala Cecília Meireles apresenta a Sexta Edição da Maratona de Bandas do Estado do Rio de Janeiro

Evento gratuito vai ser realizado no Forte de Copacabana.

A Sala Cecília Meireles, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, apresenta no Forte de Copacabana nos dias 11 e 12 de dezembro (sábado e domingo), a sexta edição da Maratona de Bandas do Estado do Rio de Janeiro. Encontro já tradicional, que acontece anualmente desde 2005, a Maratona de Bandas é hoje a grande vitrine das bandas civis e militares fluminenses e reunirá nessa edição 14 grupos vindos de dez municípios do Estado. A Maratona começa às 14h e cada banda terá 50 minutos para se apresentar.

A Maratona de Bandas é um encontro artístico, sem caráter competitivo, e acontecerá, pela primeira vez, num palco ao ar livre, montado especialmente no Forte de Copacabana. De acordo com a resolução da Secretaria Estadual de Cultura, todas as bandas centenárias qualificam-se para tornar-se Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. “O Governador Sérgio Cabral é um homem ligado à cultura e à arte e sabe da importância das nossas bandas”, afirma a Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes. “O Governo do Estado estará sempre trabalhando para valorizar e apoiar esse nosso patrimônio, de inestimável valor”, completa.

As bandas de música, que fazem sucesso na Europa, tiveram origem na França. Apesar de já haver relato sobre bandas militares na segunda metade do século XVIII, em Pernambuco, elas só se tornaram mais populares no Brasil depois da chegada da Família Real, em 1808. O rei João VI trouxe junto com sua corte uma banda de música portuguesa e, durante a estada da família real no Rio de Janeiro, foram muitos os concertos apresentados pelas bandas existentes na época. Entusiasta e incentivador do movimento de bandas civis, o maestro João Guilherme Ripper, diretor da Sala, ressalta o aspecto lúdico do ambiente musical. “Pessoalmente, fico sempre muito impressionado com o grande orgulho dos músicos em participar de suas respectivas ‘agremiações’. Existe até uma rivalidade saudável entre bandas da mesma cidade ou região”, diz. “Outro aspecto interessante é o papel cultural e social que as bandas desempenham em suas cidades, funcionando como escolas de música, apresentando-se em eventos, reunindo a população e guardando as tradições musicais da comunidade”, completa o maestro.

No sábado, 11 de dezembro, apresentam-se a Banda Sinfônica da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, Sociedade Euterpe Comercial (Barra do Piraí), Sociedade Musical Progresso de Valença, Sociedade Musical Moreira Lopes (Barra do Piraí), Banda de Música da Cidade de São João de Meriti, Grêmio Musical 1º de Maio (Três Rios) e a Banda da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Já no domingo, dia 12, as seguintes se apresentarão: Banda da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército - Fortaleza de Santa Cruz, Sociedade Musical Deozílio Pinto (Pedra de Guaratiba), Banda de Música do Colégio Salesiano Santa Rosa (Niterói), Banda Filarmônica do Rio de Janeiro, Banda Sinfônica Amédio Venâncio da Costa (São João da Barra), Associação Musical e Dramática Honório Coelho (Silva Jardim) e Banda da Academia Militar das Agulhas Negras.

Programação.: Dia 11 (sábado): Banda Sinfônica da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense | Sociedade Euterpe Comercial (Barra do Piraí) | Sociedade Musical Progresso de Valença | Sociedade Musical Moreira Lopes (Barra do Piraí) | Banda de Música da Cidade de São João de Meriti \ Grêmio Musical 1º de Maio (Três Rios) | Banda da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Dia 12 (domingo): Banda da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército - Fortaleza de Santa Cruz \ Sociedade Musical Deozílio Pinto (Pedra de Guaratiba) | Banda de Música do Colégio Salesiano Santa Rosa (Niterói) | Banda Filarmônica do Rio de Janeiro | Banda Sinfônica Amédio Venâncio da Costa (São João da Barra) | Associação Musical e Dramática Honório Coelho (Silva Jardim) | Banda da Academia Militar das Agulhas Negras.

.[Evento no Forte de Copacabana (Quadra de Esportes), às 15 horas , na Praça Coronel Eugênio Franco n° 1 – Copacabana, | Telefone: (21) 3201-3995. Entrada gratuita

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira