Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2010 - 10:19

Oito fabricantes de telhas conquistam o selo de qualidade ABMACO

Amostras dos produtos foram recolhidas em lojas de material de construção e avaliadas pelo IPT.

Acontece no dia 08 de dezembro (quarta-feira),na sede da Associação Brasileira de Materiais Compósitos (Abmaco), a cerimônia de entrega do selo criado pelo Programa ABMACO de Qualidade (PAQ) Telhas. Dos dez fabricantes que fazem parte do programa – respondem por mais de 60% do total de telhas de compósitos produzidas no país –, os oito qualificados foram: Cersan, Cofibra, Fiberplastic, Fibralit, Fibratel, Fortlev, Luxtel e Plastifibra. Também compõem o movimento nove fornecedores de matérias-primas.

A Abmaco deu início ao PAQ Telhas no segundo semestre de 2009, depois de receber denúncias sobre a fabricação de produtos com espessuras abaixo da determinada pela ABNT NBR 14.115 (mínimo de 0,8 mm). A seguir, a entidade recolheu em lojas de material de construção amostras das telhas. Todas foram encaminhadas ao Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT), mais especificamente ao Laboratório de Processos Químicos e Tecnologia de Partículas (LPP), organismo independente contratado pela Abmaco para efetuar as análises de conformidade em relação à norma.

Paulo Camatta, gerente executivo da Abmaco e líder do PAQ Telhas, explica que o programa continuará em vigor por tempo indeterminado. “O selo de qualidade terá validade de seis meses, quando novas rodadas de testes serão feitas. Assim, só terão direito a divulgá-lo aqueles que forem continuamente aprovados. E essa também é uma forma de dar chance às empresas reprovadas nessa primeira etapa”.

Inspirada na estratégia adotada pelo segmento de colchões, a associação investirá maciçamente na divulgação do selo, mostrando de forma clara a lojistas e consumidores que quem não possui o selo pode estar em desacordo com a norma e, em decorrência, ferir as leis e o Código de Defesa do Consumidor.

"Os maiores home centers do país receberão da Abmaco um kit contendo displays, folders e materiais promocionais sobre o selo. Já os fabricantes de telhas que o conseguiram podem usá-lo como uma ferramenta de diferenciação competitiva", observa Camatta. Em média, são produzidos no Brasil cerca de 500 mil m²/mês de telhas de compósitos.

Ano passado, a construção civil liderou a demanda doméstica de materiais compósitos, com 41% das 183.000 toneladas transformadas. Para 2010, a Abmaco estima um crescimento de 16,3% do consumo, totalizando 213.000 toneladas. O faturamento do setor deve alcançar R$ 2,53 bilhões, 13% a mais do que em 2009. | www.abmaco.org.br

Perfil Abmaco- Fundada em 1981, a Associação Brasileira de Materiais Compósitos (Abmaco) representa toda a cadeia produtiva dos compósitos ou plástico reforçado com fibras de vidro (PRFV), material que conta com mais de 40.000 aplicações catalogadas em todo o mundo, de caixas d´água e tubos a peças de aviões e foguetes. Presidida por Gilmar Lima, diretor geral da MVC Soluções em Plásticos, a Abmaco tem cerca de 300 associados e mantém, em conjunto com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Centro Tecnológico de Compósitos (Cetecom), o maior do gênero na América Latina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira