Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2010 - 10:46

Manejo de potros


O manejo do futuro campeão inicia quando ainda está na barriga de sua mãe. Durante a gestação, a égua necessita ter um suporte alimentar e sanitário adequado, para que este potro nasça com saúde e tenha o desenvolvimento esperado. Logo após seu nascimento, alguns cuidados são indispensáveis, como: ingestão do colostro, que deve acontecer dentro das primeiras horas de vida, e também a cura do umbigo para evitar possíveis infecções.

De acordo com a médica veterinária Luzilene Souza - Assistente de Equinos do Grupo Guabi, no primeiro ano de vida, o potro atinge cerca de 65 a 75% do seu peso final, e esta taxa de crescimento pode ser afetada por algumas variáveis, tais como a capacidade genética do animal; a qualidade da dieta que é fornecida e o manejo que estes animais são submetidos. Há uma grande diferença em lotes de potros que são alimentados em conjunto daqueles que recebem a alimentação individual. No primeiro caso, no lote, pode ter desigualdade de tamanho e peso, porém quando é adotada uma a alimentação individual, mesmo sendo esta mais dispendiosa, os resultados serão melhores e precoces. O crescimento será dado de forma uniforme dentro do lote e desta forma pode observar as particularidades de cada individuo e realizar as devidas correções. A curva de crescimento pode ser acompanhada mensalmente através da pesagem e medição da altura com instrumentos adequados.

Para cada fase do crescimento de um potro existirá uma exigência nutricional específica. É necessária uma atenção especial a esta quantidade de nutrientes requerida para evitar problemas que possam ocorrer tanto pelo excesso quanto pela falta. Hoje, as conhecidas Doenças Ortopédicas do Desenvolvimento (DOD’s), é um grupo de enfermidades ocasionadas tanto por problemas genéticos e traumáticos como por desequilíbrios nutricionais, e tornam-se um problema freqüente nas propriedades que não possuem um manejo adequado.

A Guabi Nutrição Animal oferece uma linha completa para potros de acordo com sua exigência nutricional a partir do 7º dia de vida, dentro deste segmento a Guabi dispõe de produtos peletizados, multipartículas e extrusados. A Equitage Potro P, é uma ração peletizada, indicado para Potros de 7 dias a 18 meses de idade, formulada com 17% de proteína, 3440 kcal de energia digestível, com inclusão de óleo vegetal, minerais, minerais orgânicos (Cromo, Zinco, Cobre e Selênio) necessários para evitar o aparecimento de DOS, além de vitaminas (A, D e E), Biotina (fortalecimento dos cascos), probióticos e aminoácidos essenciais como a Lisina.

A Equitage Potro E, é uma ração extrusada de alta digestibilidade, indicado para Potros de 7 dias a 18 meses de idade, com 19% de proteína, 3.450 kcal de energia digestível, com inclusão de prebióticos, óleo vegetal, minerais e minerais orgânicos (Cromo, Zinco, Cobre e Selênio) necessários para evitar o aparecimento de DOD, além de vitaminas (A, D e E), aminoácidos essenciais como a Lisina e Biotina (fortalecimento dos cascos). Potro E é um produto desenvolvido basedo no conceito “Low Feed Intake” especificamente para atender os requerimentos nutricionais dos potros em crescimento.

Já a Equitage Potro com Laminados, é uma ração multipartículas “Sweet Feed” com alta digestibilidade e palatabilidade, indicado para Potros a partir de 4 meses até 24 meses de idade. Formulada com 18% de proteína, 3470 kcal de energia digestível, com inclusão de óleo vegetal, minerais e minerais orgânicos (Cromo, Zinco, Cobre e Selênio) necessários para evitar o aparecimento de DOD, além de vitaminas (A, D e E), Biotina (fortalecimento dos cascos), probiótico e aminoácidos essenciais como a Lisina.

Com 36 anos no mercado, o Grupo Guabi é hoje um dos maiores produtores de rações e suplementos do país e conta com oito unidades fabris localizadas em Campinas (SP), Bastos (SP), Sales Oliveira (SP), Pará de Minas (MG), Anápolis (GO), Além Paraíba (MG), Goiana (PE) e São Gonçalo do Amarante (CE).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira