Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/12/2010 - 10:31

FCC investe R$ 10 milhões em nova unidade para produzir elastômeros termoplásticos e lança primeiro TPV com tecnologia nacional


Indústria aposta no incremento da substituição da borracha.

Até janeiro de 2011 estará em operação na cidade de Campo Bom/RS, junto à matriz, uma nova fábrica da FCC. Prestes a comemorar 42 anos de fundação (a indústria foi criada em março de 1969), a FCC é o maior e mais diversificado produtor nacional de elastômeros termoplásticos, além de um dos maiores fabricantes de adesivos e vedantes.

Resultado de R$ 10 milhões em investimentos, a nova unidade da FCC terá um total de 4.100 metros quadrados de área construída, totalizando 21 mil metros quadrados de área de produção na matriz.

A nova unidade aumenta a capacidade de produção de TPEs – elastômeros termoplásticos totalmente recicláveis - que substituem as borrachas vulcanizadas tradicionais com vantagens econômicas e ecológicas.

Hoje a empresa tem capacidade para produzir 25.000 toneladas de TPE por ano – com a nova unidade, a capacidade de produção passará para 30.000 toneladas. Mercados como o automobilístico, que hoje consomem 5.000 toneladas/ano da produção da FCC, receberão a maior fatia da expansão, com a duplicação da capacidade de atendimento exatamente para este segmento.

O crescimento das vendas de TPE, de 40% em 2010, foi um dos fatores que motivaram o investimento na ampliação da capacidade de produção. Além do fato de que o setor automobilístico registra os maiores índices de incremento da substituição do uso de borracha em seus componentes.

Nova unidade produzirá primeiro TPV com tecnologia totalmente nacional - Na nova unidade fabril da FCC, estarão instalados equipamentos que refletem o que há de melhor em tecnologia, o que permitirá à indústria produzir em larga escala o primeiro elastômero termoplástico dinamicamente vulcanizado (TPV) produzido com tecnologia nacional.

Resultado de muito investimento em pesquisa aplicada, o TPV é um elastômero à base de polipropileno (PP) e borracha de eteno-propeno-dieno (EPDM) dinamicamente reticulado.

A nova matéria-prima da FCC é destinada primordialmente a autopeças para vedação. A FCC é a precursora brasileira na concepção dessa tecnologia: as demais empresas trabalham com produto ou tecnologia importados.

Entre as vantagens da substituição da borracha convencional por elastômeros termoplásticos, está o fato de que o material é totalmente reciclável e, portanto, reutilizável. Os termoplásticos são atóxicos e anti-alérgicos, consomem menos energia no seu processamento, têm processos com menor volume de perdas, são materiais com menos peso, além de oferecerem facilidades para o design, na medida em que são de fácil pigmentação e possibilitam co-injeção ou co-extrusão. Além disso, os elastômeros termoplásticos possibilitam ciclos mais rápidos e processos mais seguros e limpos na produção.

A FCC - Pioneira no desenvolvimento de alternativas sustentáveis, a FCC tem todas as suas ações na área de desenvolvimento de novos produtos balizadas pela preocupação com o meio ambiente. A indústria adotou o slogan “Naturalmente Sustentável”, em alusão à preocupação constante em buscar alternativas sustentáveis para todas as necessidades de seus clientes.

Um dos lideres globais em tecnologias para adesivos aquosos, a FCC tem tecnologia própria na síntese de poliuretanos e é o maior e mais diversificado fornecedor de elastômeros termoplásticos da América Latina. Para garantir seu espaço no mercado, a empresa investe forte na certificação de seus processos, garantindo a aceitação de seus produtos em todos os continentes.

A FCC tem a matriz em Campo Bom, no Rio Grande do Sul, e unidades ainda em Conceição do Jacuípe, na Bahia, em Morada Nova, no Ceará e em Canelones, no Uruguai. Na cidade de São Paulo há ainda uma central de distribuição dos produtos da FCC. [www.fcc.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira