Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/12/2010 - 10:41

SuperUber desenvolve projeto tecnológico para o Memorial de Minas Gerais - Vale

A produtora, em parceria com gringo cardia, cria o projeto multimídia e interativo do museu.

A SuperUber - produtora que une arte, design e tecnologia - está à frente da concepção multimídia do Memorial de Minas Gerais - Vale (MMG), em Belo Horizonte, que apresenta ao público a história do estado através de recursos tecnológicos. O espaço, inaugurado em 30 de novembro em instalações da antiga Secretaria da Fazenda, foi restaurado e adaptado a partir do projeto museográfico do designer Gringo Cardia. O diretor de tecnologia do MMG é Russ Rive – sócio da SuperUber – responsável pela pesquisa e estratégia de tecnologias inovadoras para criar um Museu interativo original. Até o dia 28 de janeiro, o Memorial só receberá visitas previamente agendadas.

O Memorial de Minas Gerais – Vale (MMG) integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, projeto que contará com cerca de dez centros culturais e vai oferecer à população novos espaços de conhecimento, arte, cultura, ciência e entretenimento. Já estão em funcionamento o Museu das Minas e do Metal (MMM) e o Espaço TIM UFMG do Conhecimento, que já possuem trabalhos da SuperUber. O MMG utiliza os mais modernos recursos digitais para mostrar parte da riqueza cultural do estado, desde o século XVIII até o cenário contemporâneo. Ambientes reconstroem o universo de escritores mineiros, das fazendas, das tribos indígenas e quilombos, entre outros.

Tivemos o desafio de criar uma base de tecnologia sofisticada para um museu de grande porte, com mais de 30 salas. As interfaces inovadoras, todas customizadas, são feitas especialmente para os textos, vídeos, animações e áudios do Museu. E como a SuperUber trabalha com várias plataformas, criamos uma interface que permite ainda acessar alguns desse conteúdos no iPhone, iPod touch e iPad. Elas oferecem ao visitante, de forma intuitiva, um conteúdo com vários níveis e alto grau de complexidade – explica Russ Rive.

As instalações de destaque são: Sala do Modernismo - Abriga uma grande mesa curva de multitoques com pequenos círculos coloridos que flutuam, como uma constelação. Ao serem tocados, cada um deles se expande para mostrar pílulas de conteúdo sobre o modernismo no mundo, no Brasil e em Minas Gerais. Várias pessoas podem interagir ao mesmo tempo. De tempos em tempos, todos os círculos se multiplicam, se juntam e ocupam toda a extensão da mesa, numa nuvem de partículas. Esse momento mostra a força visual da mesa, com quatro projetores sincronizados. Logo depois ela volta ao seu estado interativo.

Sala Rupestre - A SuperUber desenvolveu sensores eletrônicos e animações rupestres interativas. O visitante entra em uma gruta e vê imagens estáticas de rupestres projetadas nas paredes. Ao tocá-las, elas se movem, revelando mais sobre seu significado. No mesmo espaço há sombras rupestres interativas nas quais o visitante vê sua silhueta projetada: ao mover-se, diversas animações rupestres surgem da silhueta e flutuam pela tela.

Sala da Fazenda Mineira- - a SuperUber desenvolveu plataforma de mapeamento de projeção com objetos típicos de uma fazenda.Os móveis são usados como telas para mostrar vídeos antigos de Humberto Mauro. É uma combinação de conteúdo, inclusive narrativo, cenografia e projeção. Os móveis da fazenda foram cenografados por Cardia, presos na vertical formando uma grande parede de móveis monocromáticos.

SuperUber - A produtora SuperUber une tecnologia à criatividade e ao seu estilo único de design para desenvolver projetos multimídia e instalações que buscam interação, comunicação e informação. Tendo à frente Liana Brazil, designer com mestrado em multimídia na New York University; Russ Rive, engenheiro eletrônico, com quatro patentes na área de tecnologia nos Estados Unidos, e Marcelo Pontes, arquiteto e cenógrafo, a produtora realiza direção de arte e de tecnologia, cenografia, design interativo, vídeo, animação, software e eletrônica para instalações, festivais e exposições, nas áreas de cultura, educação, entretenimento e propaganda. Entre os principais projetos estão: a instalação “Beco das Palavras”, no Museu da Língua Portuguesa (SP); o vídeo-cenário de mapeamento de projeção para o SporTV; o projeto cenográfico e multimídia para os festivais Claro Cine e Vale Open Air, no Jockey (RJ); projeções interativas para o Tim Festival 07; o projeto multimídia para a loja-conceito da Nike (SP); e o jogo “Super Pong”, que integrou a exposição “Peléstation” em Berlim, durante a Copa do Mundo de 2006. A SuperUber participa também de exposições e eventos nos principais centros culturais do Brasil (CCBB, Paço Imperial, Instituto Tomie Ohtake, dentre outros), além de trabalhos nos EUA, Índia e Europa (Spring Dance na Holanda e Cognizance na Índia, entre outros). Em agosto de 2009, a SuperUber realizou a “Pixel Park: Super Uber Arte e Tecnologia”, sua primeira exposição individual.| www.superuber.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira