Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/07/2007 - 07:57

Votorantim Celulose e Papel implanta sistema catarinense de adubação de precisão


A VCP, empresa do grupo Votorantim e uma das líderes em exportação de celulose e em produção de papel para o mercado nacional, adota tecnologia catarinense para o controle de adubação e aumento da produtividade nas florestas do Rio Grande do Sul.

A VCP, Votorantim Celulose e Papel, acaba de implantar as técnicas de silvicultura de precisão no Estado do Rio Grande do Sul. O sistema adotado, desenvolvido pela catarinense Arvus Tecnologia, é pioneiro tanto em relação à tecnologia com desenvolvimento 100% nacional quanto à adaptação das técnicas de agricultura de precisão para a aplicação em áreas florestais. Entre os benefícios oferecidos por este sistema estão a uniformidade das dosagens aplicadas e o controle gerencial de áreas, insumos e recursos durante todo o processo de adubação.

Segundo Ronaldo Soares, idealizador do projeto na VCP, a adoção de um sistema de silvicultura de precisão permite, além do aperfeiçoamento dos métodos de controle de insumos, a homogeneidade na aplicação e o controle total sobre a área trabalhada. “Durante as fases de projeto e testes, conseguimos, em uma área de 300 a 400 hectares, um aumento de produtividade nas máquinas de aplicação de 5% e desvio padrão de 1,2%. Desde o início do ano, estamos ampliando gradativamente as áreas com a utilização do sistema, com aplicações mensais em plantações com aproximadamente o mesmo tamanho, gerando ótimos resultados. A idéia, agora, é estender as técnicas para 100% das áreas do Estado e adotar a prática em toda a base florestal da empresa, especialmente no Mato Grosso do Sul e em São Paulo.

O novo sistema também está sendo visto com otimismo pelo setor de planejamento florestal da empresa. De acordo com Jean Medeiros, engenheiro florestal da VCP, a expectativa é manter os resultados alcançados pelo sistema Arvus durante o período de testes em 2006 também nas próximas etapas, que já estão em operação em áreas maiores. “Com os primeiros relatórios gerados pelo sistema, referentes às aplicações de maio e junho, identificamos uma redução de perda de insumos durante a aplicação de 10% para 2%. Também conseguimos o monitoramento em tempo real das atividades em campo, como o espaçamento de plantio e o rendimento das máquinas. A longo prazo, prevemos a redução de custos, o aumento da produtividade, produção uniforme e ganho na qualidade da floresta”, revela.

A tecnologia aplicada - Diferentemente do processo realizado em aplicações tradicionais, o sistema desenvolvido em Santa Catarina prioriza técnicas que reduzem erros de dosagens e controle total sobre aplicações. O diretor de negócios da Arvus Tecnologia, Bernardo de Castro, explica que, no processo tradicional, informações importantes como desníveis de solo e variação de velocidade do trator não são consideradas. Dessa forma, a aplicação pode não atender às necessidades previstas, podendo faltar ou exceder em determinadas regiões, afetando negativamente a produtividade final do cultivo. “Mesmo que se faça a análise detalhada do solo e o mapeamento de zonas que necessitam de cuidados especiais, sem o monitoramento da velocidade do trator e da taxa de adubo aplicada (gramas por segundo), todo o processo corre o risco de ser bem diferente do recomendado”, explica.

Entre os diferenciais do sistema desenvolvido em Santa Catarina está a redução significativa das perdas que se tem com a má adubação do solo. "No Rio Grande do sul, antes de implantarmos o sistema, identificamos que, através das aplicações convencionais, havia uma variação na dosagem, acima ou abaixo da ordem de 15%, e áreas que recebiam excesso de adubação, o que significa uma taxa de desperdício de insumos acima de 5%. Com o sistema desenvolvido, essas perdas foram reduzidas drasticamente", complementa Castro.

Dados comparativos recolhidos desde o início dos testes indicaram a melhoria de 4 a 5 vezes na qualidade pontual da adubação. "Essa melhoria é possível porque o sistema compensa as variações de velocidade de deslocamento do trator durante a aplicação. Com a utilização do sistema, independente do aumento ou da redução da velocidade, todas as saídas de adubo são registradas. Isso permite a monitoração de áreas percorridas pela máquinas e de áreas de preservação, que não podem ser invadidas, além da comparação dos lotes de adubo na entrada e na saída", explica.

Perfil da VCP - A Votorantim Celulose e Papel é uma das maiores fabricantes do setor na América Latina. A indústria exporta cerca de 90% da produção de celulose para mais de 55 países, nos cinco continentes. No Brasil, é líder nos segmentos de papéis couché, autocopiativos, térmicos e especiais. | www.vcp.com.br

Perfil da Arvus Tecnologia - A Arvus Tecnologia é uma empresa catarinense especializada no desenvolvimento de produtos eletrônicos para agricultura de precisão. A empresa foi pioneira em sistemas desenvolvidos com tecnologia totalmente nacional e com adaptações específicas para a agricultura brasileira. Atualmente, a Arvus Tecnologia está instalada no MIDI Tecnológico de Florianópolis, incubadora de empresas de tecnologia mantida pelo SEBRAE / SC e gerida pela ACATE – Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia. | www.arvus.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira