Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/12/2010 - 10:09

Rio de Janeiro ganha laboratório de nano com equipamento único no Brasil

O LABNANO, primeiro laboratório de nanociência e nanotecnologia do estado totalmente aberto aos grupos de pesquisa de todo o país, será inaugurado no dia 10 de dezembro (sexta-feira). Instalado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o LABNANO vai impulsionar as pesquisas na área de materiais nanoestruturados e dará ênfase à produção de estruturas em escala nanométrica. O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, estará presente à inauguração, junto com os secretários de Ciência e Tecnologia do estado, Alexandre Cardoso, e da cidade do Rio de Janeiro, Franklin Coelho.Dos cerca de R$ 8 milhões investidos na estrutura, R$ 7 milhões são provenientes de recursos da FINEP.

Equipado com microscópio eletrônico de varredura (MEV), sistema de nanolitografia por feixe de elétrons (NANOLITO) e microscópio eletrônico de transmissão (MET), a perspectiva é que o LABNANO possa apoiar projetos desenvolvidos por grupos de pesquisa das instituições parceiras no empreendimento - CBPF, UFRJ, UERJ, PUC-Rio, UFF, IME e UFES, além de abrir espaço para grupos de pesquisa de outras regiões e prestação de serviços para empresas atuantes na área.

O funcionamento do Laboratório, que vai estar em plena atividade até fevereiro de 2011, é gerenciado por um Comitê Técnico-Científico formado pelos especialistas Rubem Sommer, Luiz Sampaio, André Pinto e Daniel Avalos do CBPF, além de Marcos Farina, da UFRJ, e Guillermo Solorzano, da PUC-RJ, representantes das instituições parceiras.

O projeto - O projeto do LABNANO teve início em 2005, quando o Programa Nacional de Desenvolvimento da Nanociência e Nanotecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia procurava definir, em médio prazo, uma política de atuação nessas áreas emergentes. A proposta do MCT, explica o diretor do CBPF, Ricardo Galvão, “tinha como diretriz aproveitar a sólida base científica instalada no País, especialmente no Rio de Janeiro, incluindo-se as instituições de pesquisa do sistema de C&T e os diversos grupos atuantes na área”. Para Galvão, "o projeto do LABNANO levou em conta, desde o início, um modelo inovador e participativo, que agregasse a comunidade envolvida com nanociência e nanotecnologia em torno da gestão, operação e utilização do Laboratório", afirma o diretor do CBPF.

O pesquisador do CBPF, André Pinto, explica as características especiais do LABNANO: "No Brasil, um equipamento de perfil multiusuário e com resolução e disponibilidade de ferramentas analíticas comparáveis ao microscópio eletrônico de transmissão do LABNANO só pode ser encontrado no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas (SP); da mesma forma, o sistema de nanolitografia do NANOLITO - sistema de nanolitografia por feixe de elétrons - não tem ainda um similar no País disponível para utilização em regime multiusuário", diz.

.[O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) fica na Rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca - Rio de Janeiro – RJ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira