Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/12/2010 - 10:17

Estímulo à difusão do livro

A massificação do acesso aos livros, fator condicionante ao sucesso do Brasil em suas metas de desenvolvimento, torna-se cada vezmais viável, à medida que se consolida a soma de esforços entre os setores público e privado para a promoção da leitura. Com isso, observa-se, paulatinamente, a ampliação da oferta, a redução dos preços e a ampliação da base de leitores dentre a população incluída na sociedade de consumo. Avançam, também, os programas destinados a fazer com que os livros cheguem às crianças e jovens de famílias de baixa renda, em especial por meio do sistema público de ensino.

Não há dúvida de que as políticas públicas do livro têm influência decisiva nesse processo, juntamente com as ações do mercado. Por isso, é importante que os gestores da administração direta e indireta dos governos estaduais, municipais e da União tenham consciência do significado de promover o livro e difundir a leitura. Nesse sentido, o trabalho de Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo desde março de 2003, tem sido referencial.

Naquele ano, a empresa de economia mista e cujo principal acionista é o Governo de São Paulo, passou a atuar também como editora, dedicada, principalmente, à produção de obras que resgatam e/ou expressam elementos da história e da cultura do Brasil. O dirigente idealizou a premiada Coleção Aplauso, lançada em 2004, com biografias de artistas antológicos do cinema, teatro e televisão. Tem sido grande incentivador da publicação de livros em parceria com outras editoras, como as da USP, Unicamp e Unesp, e instituições como o Museu Afro Brasil e o Instituto Tomie Ohtake. Lançou, ainda, títulos da coleção Imprensa em Pauta, incluindo biografias de Paulo Francis e José Ramos Tinhorão, dentre outros jornalistas importantes.

Alquéres mostra-se um editor competente, pois a Imesp, em sua gestão, ganhou 20 prêmios Jabuti, o mais importante do País, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Incluem-se dentre os troféus, o de Livro do Ano na categoria ficção e melhor livro de não-ficção. A empresa também recebeu três certificados de mérito no Premier Print Awards, o mais importante certame de qualidade da indústria gráfica mundial, e o Prêmio de Excelência Gráfica Fernando Pini, que é referencial de excelência no mercado brasileiro. Ganhou, ainda, cinco prêmios Mário Covas, por projetos relacionados à gestão, e o Troféu APCA 2009, em reconhecimento ao incentivo às artes.

Em 2010, a CBL outorga a Hubert Alquéres o Prêmio Amigo do Livro, um reconhecimento anual da entidade àqueles que se dedicam à causa de transformação do Brasil em um país de leitores. É importante reconhecer e estimular as boas práticas no contexto dessa meta, para que as ações voltadas à difusão do livro multipliquem-se, viabilizando a crescente qualificação cultural, acadêmica e científica de nossa sociedade.

. Por: Rosely Boschini, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira