Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2010 - 07:37

Setor de saúde apresentou perspectivas e agenda regulatória para 2011 em encontro da Abimed, em São Paulo

O setor de saúde discutiu as perspectivas e a agenda regulatória para 2011, no último dia 07 de dezembro, durante o Encontro Anual da Associação Brasileira dos Importadores de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares (Abimed), em São Paulo. O evento contou com a presença de representantes das empresas associadas, dos principais líderes de entidades do setor e da Anvisa.

O Presidente Executivo da Abimed, Carlos Alberto Goulart, destacou as atividades desenvolvidas pela associação durante o ano de 2010 e apresentou o que será realizado e quais os desafios para 2011. “O principal desafio é contribuir na agilização de obtenção de certificados e registros de produtos; para tanto, estamos em contato ativo junto à Anvisa. Precisamos também continuar o trabalho de fortalecimento da participação da Abimed no cenário político nacional”, ressalta.

O Diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Brás Aparecido Barbano, apresentou a agenda regulatória da saúde e expôs as perspectivas para o setor em 2011. Barbano afirmou que o aumento na expectativa de vida é um desafio a ser enfrentado pelo setor e que a perspectiva é que a relação público-privada de acesso a saúde se consolide e que haja um aumento da velocidade de implementação de tecnologias, o que implicará a melhoria da condição de vida da população. “Para tanto a Anvisa terá que ampliar seu marco regulatório, diminuindo vulnerabilidades e reduzindo custos sem privar o país da competitividade”, afirmou Barbano. Na visão dele, é de extrema importância o aproveitamento do sistema nacional de qualidade sanitária nos estados e municípios.

As perspectivas da saúde no novo governo federal foram apresentadas pelo sociólogo Murillo de Aragão, Diretor Presidente da Arko Advice, com a qual a Abimed divide com outras associações um contrato de assessoria de Relações Governamentais. “O governo da presidente Dilma continuará forte e atuante como o anterior, mas terá uma visão mais tecnocrática, promovendo maiores investimentos em tecnologia no país”, opinou. O sociólogo ainda afirmou que mesmo com a atual indefinição de quem será o futuro Ministro da Saúde, os desafios a serem superados na saúde já estão amplamente expostos; a redução da pobreza no país, que elevou milhões de cidadãos à classe C, também será um elemento na cobrança por maiores investimentos e melhoria na qualidade dos serviços básicos sociais, como saúde, educação e segurança.

Para finalizar, Abrão Luiz Melnik, Presidente do Conselho de Administração da Abimed, apresentou o novo planejamento da associação para 2011, ressaltando a importância de uma maior agilidade no andamento dos processos na Anvisa para melhor funcionamento do setor. “Hoje uma empresa pode levar de dois a três anos para conseguir os registros necessários para funcionamento. Precisamos unificar esforços com toda a cadeia da saúde em busca de celeridade nos processos de certificações, licenças e registros, para promover o melhor andamento do setor com um todo”, afirma Abrão.

Durante o Encontro Anual Abimed 2010 também foram iniciadas as atividades comemorativas pelos quinze anos da associação, com o lançamento de um selo comemorativo pelo aniversário que será celebrado em junho de 2011.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira