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11/12/2010 - 08:15

Modelos internacionais de cooperação são tema do quarto dia do PIC

Produtor australiano Dan Fill, da The Chocolate Liberation Front, fala sobre questões básicas de financiamento e coprodução.

Os modelos de cooperação entre produtores de distintos países foram o tema do quarto dia do Programa Internacional de Capacitação (PIC) Novos Formatos, no dia 09 de dezembro 9quinta-feira). O produtor australiano Dan Fill, da The Chocolate Liberation Front, abriu a discussão do dia explicando sobre financiamento de coproduções, além dos cuidados que os produtores precisam ter antes de iniciar os projetos com parceiros de outros países.

Ele explicou que é preciso considerar questões como a fonte do financiamento, mudanças dos stakeholders, questões legais, impostos e o controle do dinheiro. Além das questões financeiras, é necessário entender que pode haver "controle de talentos" durante a produção.

Dan também falou sobre um cenário ideal para as coproduções: rapidez na realização do projeto, disponibilidade de financiamento, ótimo relacionamento entre os participantes, encontro com pessoas que têm os mesmos interesses e estabelecimento de confiança mútua.

Para conseguir financiar a produção, ele sugeriu que os produtores procurem espaços onde os interesses se convergem e que vão ao encontro do mercado, participando de eventos da área como o RioContentMaket, que acontece em março no Rio de Janeiro.

Após a apresentação, o tema foi aprofundado durante o Painel "International models of cooperation in New Media/Transmidia", quando Dan Fill se juntou a Jay Ahn, Jo Twist, Reynaldo Marchezini, Haroldo Guimarães e Eduardo Gurman.

Os participantes falaram de suas experiências de coprodução em países como Coréia, Inglaterra, Austrália, Canadá e Brasil. Jo Twist enfatizou que os produtores não devem levar em consideração parcerias apenas com grandes companhias, mas que existem parceiros independentes que podem ser uma alternativa mais interessante que as empresas tradicionais.

Todos concordaram que as diferenças culturais devem ser analisadas antes de se fazer uma coprodução entre diferentes países.

À tarde, aconteceram conversas individuais entre os 50 produtores selecionados e os sete especialistas internacionais para consultas e aprimoramentos dos projetos. O PIC é realizado pela ABPI-TV, através do seu braço internacional Brazilian TV Producers, visando capacitar e fomentar a produção audiovisual nacional.

Perfil do Brazilian TV Producers – BTVP: o BTVP foi criado em 2004 com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional. O programa viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e novas mídias). O Brasil hoje é considerado um importante mercado e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras internacionais. A gestão do BTVP é feita por um Comitê em que a ABPI-TV, SAv/MinC, Apex-Brasil e agora a EBC/TV Brasil são parceiros estratégicos e financeiros e o MRE (Ministério das Relações Exteriores), Ancine (Agência Nacional de Cinema) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) são apoiadores.

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