Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2010 - 08:32

Cosil Inova e Investe na Acessibilidade em seus Empreedimentos

Batizada de Planta Acessível, a iniciativa faz parte do programa de sustentabilidade da empresa e atende uma camada significativa da sociedade que apresenta necessidades especiais.

São Paulo - A deficiência no Brasil atinge 14,5% da população brasileira, o que equivale a 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de limitação. Os números são do Censo 2010, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e refletem a demanda por serviços e produtos que atendam esta parcela da sociedade. Pensando neste público, a Cosil Construções e Incorporações, presente em seis cidades de três Estados brasileiros, desenvolve um novo conceito – a Planta Acessível.

“Durante a criação do empreendimento já concebemos a planta adaptada. Estas ações evitam reformas futuras no imóvel recém-adquirido, o que pode implicar em perda da garantia, e supre de imediato a necessidade do morador”, explica Samara Meneses Silva, arquiteta e coordenadora do comitê de sustentabilidade da Cosil. Segundo a executiva, as áreas comuns dos empreendimentos também são adaptadas. “Nossos empreendimentos garantem comodidade e conforto não apenas aos portadores de necessidades especiais, mas também para idosos e pessoas com mobilidade reduzida”, afirma a arquiteta.

Quem pensa que um imóvel acessível é mais caro do que o tradicional, engana-se. Não há diferenciação no preço, pois todas as facilidades são contempladas já na elaboração do projeto, gerando um custo mínimo que não é repassado para o comprador do apartamento. “Uma futura reforma para adaptação do espaço significaria mais gastos. A cultura de sustentabilidade faz parte do DNA da Cosil. Procuramos nos antecipar aos desejos dos clientes, oferecendo cada vez mais conforto e qualidade às pessoas que irão habitar nossos empreendimentos”, completa Samara.

A Planta Acessível faz parte do programa de sustentabilidade da empresa. "Há o envolvimento de diversas áreas como projetos, execução, atendimento e comercial. Tratamos a questão urbana e arquitetônica como uma forma de demonstrar nosso compromisso com a responsabilidade social”, revela a arquiteta.

Além de a acessibilidade conquistar cada vez mais espaço na arquitetura e no urbanismo, a Cosil decidiu apostar neste nicho depois de detectar em seus empreendimentos pedidos recorrentes de adaptações para atender moradores com necessidades especiais. Inicialmente, estas solicitações eram avaliadas caso a caso. Assim, a empresa passou a solicitar a sua equipe de criação opções de plantas acessíveis no início do desenvolvimento dos projetos.

Pioneira em iniciativas sustentáveis - A sustentabilidade estende-se por toda a cadeia da Cosil, que mantém rigorosos procedimentos de responsabilidade sócio-ambiental em seus projetos. Com avaliação acima da média das empresas certificadas no processo, a Cosil Construções e Incorporações entrou para o programa “Obra Sustentável” do Banco Santander, pelo empreendimento Spazio Acqua Condomínio Club, em Sergipe, resultado dos investimentos em ações sustentáveis implementadas na Cosil há quase três anos.

Oferecido às obras imobiliárias financiadas pelo Banco Santander, o programa Obra Sustentável objetiva estimular as empresas da construção civil a reduzirem os impactos produzidos no meio ambiente, com a adoção de práticas que aumentam a eficiência econômica e favoreçam a qualidade de vida nas fases de projeto, construção e uso das edificações.

Outra inovação da Cosil foi a elaboração do Relatório de Sustentabilidade, baseado no modelo Global Reporting Iniciative. O documento demonstra o perfil organizacional da empresa, a governança corporativa, o sistema de gestão e ainda traz a relação com os fornecedores, os compromissos com a saúde e segurança do trabalhador, a empregabilidade e o desenvolvimento profissional, além das interações com o governo e com a sociedade.

Um dos pontos mais importantes do relatório, que pode ser acessado no site www.cosil.com.br, são os procedimentos de sustentabilidade nas obras, assim como os diferenciais incorporados aos empreendimentos. “Além disso, somos signatários do Pacto Global da ONU, que recebe esse relatório para validar a permanência das empresas junto à organização”, conta a executiva.

Mais um diferencial da Cosil é o selo SustentaX para construtoras, chancela que representa os esforços e investimentos da empresa na questão ambiental. Ao gerir empreendimentos em total conformidade com os critérios e procedimentos estabelecidos pela consultoria SustentaX, a companhia incorporou ao seu cotidiano medidas mitigatórias de erosão, sedimentação e redutoras de consumo de água e energia.

As obras também passaram a minimizar os resíduos das construções, com gerenciamento da destinação destes materiais, além de estabelecer controle ambiental da fumaça gerada pelo tabaco e a priorização dos materiais de baixa toxidade. “Também passamos a estimular ainda mais o reuso de materiais, o aumento de conteúdo dos reciclados, o uso de produtos regionais, bem como de madeira legalizada”, diz Samara.

Inédito no segmento da construção civil, o departamento Cosil sob Medida desenvolveu o Kit Sustentável, reunindo o que há de mais moderno em materiais sustentáveis da indústria. Os clientes que optam pelo kit contribuem na preservação do meio ambiente, já que a iniciativa agrega porcelanatos ecológicos, madeiras certificadas e bacias sanitárias com sistema de controle de água, entre outros diferenciais.

Aracaju* São Paulo* Santo Andre* Ribeirão Preto* Santos* Recife* - A Cosil comemorou 45 anos de atividade em agosto deste ano, registrando a marca de mais de 1,5 milhões de m² construídos. Gera mais de 1.700 empregos e, além dos sucessos na capital paulista, a Cosil lançou os melhores empreendimentos de Aracaju, na região do ABC em Santo André, Santos, em Ribeirão Preto e em Recife. A Cosil é tri-campeã do Master Imobiliário, o primeiro em 1997 na categoria Inovações Tecnológicas: Organização contra o Desperdício. O segundo veio em 2002, na categoria Empreendimento Cultural com a construção e introdução de avanços tecnológicos na área de projetos culturais do Teatro Tobias Barreto, de Aracaju. Em 2005, recebeu o prêmio Master Responsabilidade Social pelos resultados obtidos com projetos sociais para seus funcionários e crianças carentes. Introduziu novos conceitos com a Personalização de Ambientes, o programa Cosil sob Medida e o Kit Sustentabilidade que reúne as inovações da indústria da construção civil para a economia ambiental e preservação do meio ambiente. Com amplo projeto de sustentabilidade na gestão corporativa, nas obras e que permeia toda sua cadeia de relacionamento, a empresa é signatária do Pacto Global da ONU.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira