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14/12/2010 - 08:59

Cresce poder de compra do brasileiro para adquirir Casa Digital

Estudo realizado pela Marco Consultora mostra que Casa Digital custa US$ 7.049 no Brasil - 17% menos que em maio deste ano; brasileiro precisa de 7,9 salários médios para adquirir a cesta de produtos tecnológicos.

A 8° edição da pesquisa "Índice Casa Digital" realizada durante o mês de novembro de 2010 revela que, em comparação com o levantamento de abril deste ano, nos cinco países da América Latina analisados ficou mais fácil adquirir uma cesta de produtos para montar uma Casa Digital. A pesquisa foi promovida pela Marco Consultora, consultoria especializada em desenvolvimento e implementação de serviços de marketing sob medida para mercados altamente competitivos, no Brasil, na Argentina, no Chile, na Colômbia e no México.

Em relação ao Brasil, a pesquisa mostra que a cesta digital está 17% mais acessível. Agora o brasileiro precisa de 7,9 salários médios para comprar uma cesta composta por produtos de imagem, som, vídeo, comunicação, TI e entretenimento: uma TV LCD, câmera digital, home theater, reprodutor Blu-ray, smartphone, notebook, netbook e um videogame. O custo permanece decrescente desde agosto 2009, quando o consumidor nacional precisava de 10,1 salários para compor a cesta digital. Em maio de 2010, última edição da pesquisa, eram necessários 9,6 salários. "Nesta edição da pesquisa, alguns produtos tiveram uma redução de preços bastante sensível no Brasil, fazendo com que a cesta de produtos tivesse uma oscilação acentuada. São os casos dos aparelhos de Blu-Ray e dos netbooks, por exemplo." explica Henrique de Campos Junior, consultor Sênior da Marco Consultora e responsável pela pesquisa no Brasil.

O salário de comparação é de R$ 1.515, renda média do brasileiro de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O país, inclusive, detém o maior salário médio da região (US$ 887) e também a cesta básica de casa digital mais cara, US$ 7.049 dólares. Na seqüência vem a Argentina com salário médio de US$ 483 e cesta digital de US$ 6.640.

Quantidade de salários médios (em dólares) necessários para comprar uma cesta de produtos tecnológicos

Entre os países pesquisados, o Brasil aparece como o terceiro país com melhor acesso à cesta digital. Apesar de ser o país em que os preços dos produtos são os mais altos, o Brasil também apresenta o salário médio mais caro da região. "A redução do valor da cesta da casa digital reflete o aumento real do salário do brasileiro, de 6,5% no ano, além de uma constante valorização do real perante o dólar, que em conjunto, são utilizados pela maior parte das empresas de eletrônicos para definir seus preços de vendas" complementa Henrique Junior.

Evolução de salários médios (em dólares) em cada país para montar uma Casa Digital:

O índice revela ainda que o Chile é o país com melhor acesso à Casa Digital. De maio a novembro de 2010 a quantidade de salários necessários para adquirir os produtos da cesta baixou 34%, passando de 8,02 para 5,32 salários no país. A Colômbia também registrou uma importante melhora no acesso à Casa Digital, passando de 10,30 para 7,05 salários médios - uma diminuição de 32% no custo.

Outro destaque positivo da pesquisa para o brasileiro é que, pela primeira vez, o acesso à Casa Digital é mais fácil no Brasil do que no México.

Preço dos produtos em dólares:

Em relação aos equipamentos, a TV manteve a posição das edições anteriores da pesquisa: foi o item mais caro e que eleva de forma substancial o custo geral da cesta de produtos.

Metodologia - Os produtos foram analisados conforme a disponibilidade de venda ao cliente final nos cinco países. Os valores dos produtos foram tirados das principais cadeias de varejo de cada país, durante o mês de novembro, em moeda nacional convertida em dólar de acordo com o câmbio vigente. Foram considerados produtos de marcas iguais (de primeira linha) e semelhantes em todos os países.

TV LCD: 47 polegadas, conexão PC, 1920 X 1080 pixels, alta qualidade de imagem e definição | Câmera digital: 14,1 mega pixels, vídeo MPEG, conectividade direta a impressoras por cabo USB, função Face Detection e saída Full HD, zoom digital de alta precisão. | Home theater de 5.1 canais e reprodutor Blu-Ray com definição HD de 1080p, e conversão de vídeo DVD. | Smartphone com sincronização de galeria de imagens, contatos e calendário com PC, tribanda, navegador XHTML integrado com conexão sobre TCP/IP, reprodutor MP3 a partir de 8 gigas. | Notebook - processador Intel Core 2 Duo, memória RAM 4 GB, HD de 500 GB, WLAN, Bluetooth | Netbook - processador Intel Atom, tela de 10,1", memória RAM 2GB. HD de 320 GB | Software - Windows 7 Home Premium | Console de jogos com conexão à internet: Xbox 360 - Microsoft, Playstation 3 - Sony, Wii - Nintendo.

Perfil- A Marco Consultora é especializada em desenvolvimento e implementação de serviços de marketing sob medida, para mercados altamente competitivos. A empresa possui mais de 1700 profissionais na América Latina e escritórios na Argentina, Brasil, Chile, México, Uruguai e Paraguai. Entre seus clientes estão as maiores empresas do mercado de TI, como Microsoft, Intel, Samsung, Nokia, Lexmark, Toshiba, entre outras. A Marco está presente no Brasil desde 2001. | www.marcoconsultora.com

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