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11/07/2007 - 08:35

‘Cor e Personalidade - A cor e suas influências no dia-a-dia’

A influência das cores no comportamento humano será tema da palestra de agosto na Associação Pró-Cor do Brasil, pelo vice-presidente da Pró-Cor e membro do Conselho Técnico-Científico da entidade, Paulo Félix, psicólogo, doutorando em psicologia e especialista em cores.

Dizem que as decisões que tomamos reescrevem quem somos e o que pensamos sobre nós mesmos. Muito tem sido estudado a esse respeito, avaliando a forma como o ser humano, inconscientemente, julga as informações que conhece, sejam essas sobre pessoas, ou apenas de um ambiente ou objeto. Os estudiosos dessa seara acreditam que grande parte dessa opinião é formada logo nos primeiros segundos dessa visão inicial, estimando que entre 60% e 90% dessa avaliação seria baseada na cor.

Baseando-se nessa reflexão, a Associação Pró-Cor do Brasil combina, em um novo evento, estudos da P sicologia Analítica com os conceitos da psicodinâmica das cores, para mostrar que, enquanto arquétipos do inconsciente coletivo, as cores se manifestam no ser humano como imagens preenchidas pela subjetividade humana, por essa razão, afetando suas emoções e sentimentos. O debate é uma iniciativa da Associação Pró-Cor do Brasil, com o apoio do Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp ), da Associação dos Revendedores de Tintas do Estado de São Paulo (Artesp) e do MundoCor.

“Acostumado aos conselhos e recomendações sobre como utilizá-las - na roupa, no marketing, nos ambientes de trabalho, doméstico e, até, nos próprios objetos, o consumidor pouco tem visto sobre a cor como uma resposta de sua natureza pessoal. Esse poder para influenciar tão sensivelmente as pessoas está relacionado com o fato das cores se constituírem em símbolos e, como tal, elas sempre trazem significados profundos para a psique”, diz o palestrante do evento, o psicólogo Paulo Félix, que estuda o poder das cores nas pessoas, orientando seu trabalho de acordo com a P sicologia Analítica, crenças, símbolos e mitos.

Félix é professor no curso de Psicologia na Universidade Guarulhos, com especializações na Universidade de São Paulo (USP), na qual tem mestrado e desenvolve doutorado na área de Psicossociologia do Esporte. Além de sócio-fundador da Associação Pró-Cor do Brasil e vice-presidente da diretoria executiva da entidade, Paulo Felix é químico, com atuação industrial e no desenvolvimento de cores, como consultor em colorimetria.

Diga com que cor andas, que saberá quem és - Das cores nos animais, que, visando a reprodução, escolhem as mais caprichosas tonalidades, às plantas que se servem das cores para estimular o espetáculo da polinização, no homem as cores reaparecem para revelar estados psicológicos, percebidos no modo como o ser humano utiliza a cor para demonstrar suas experiências mais felizes. “As cores têm algo a dizer sobre você”, assinala Félix, que, no momento, estuda de que modo os aspectos psicológicos podem se manifestar na pele, ocasionando variações de cor do tecido epitelial de atletas.

Ao longo de sua carreira, o estudioso tem pesquisado o papel das cores no comportamento pessoal. Para ele, as cores remetem às emoções e são responsáveis por determinadas reações das pessoas, conforme o grau e a intensidade de tonalidades presentes em seus ambientes, daí a importância de combinações adequadas para cada atividade, visualizando as cores a partir dos resultados psicofisiológicos por elas provocados.

De acordo com o especialista, na atualidade, há um determinado senso entre os formadores de opinião de que as tendências perderam força. Mais do que nunca, as pessoas podem olhar para suas individualidades. É neste contexto que as discussões sobre cor e personalidade ganham importância, em especial com as noções de arquétipos, nome dado pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961) às imagens primordiais e estruturas psíquicas, desenhadas no Inconsciente Coletivo de cada um.

“Entre os principais arquétipos estudados no âmbito da teoria analítica, é na Persona que a cor assume função determinante. Nossa Persona é a forma pela qual nos apresentamos ao mundo. Nela estão incluídos nossos papéis sociais, o tipo de roupa que escolhemos para usar, suas cores e nosso estilo de expressão pessoal. A Persona, à medida que permite a caracterização dos diferentes papéis que representamos em nossas vidas, demonstra as cores como pontos essenciais para expressarmos a nossa realização pessoal”, ressalta Félix.

As idéias do psicanalista americano Carl Rogers (1902-1987), um dos maiores exponenciais da obra humanista, prometem reforçar esse conteúdo. “Uma premissa fundamental da teoria de Rogers é o pressuposto de que as pessoas usam suas experiências para se definir. Rogers foi o principal representante desta abordagem”. E é nesse mister que Félix chama atenção para a necessidade de estudarmos a influência particular exercida pelas cores e na forma como cada cliente as percebe, dirigindo-as de acordo com o contexto específico em que a cor se aplica.

“Vamos dialogar sobre a cor observando a pressão exercida por forças de natureza arquetípicas, ilustradas por aplicações da cor enquanto símbolos na mitologia, tarot e demais crenças, mostrando o bom emprego dessas práticas. Refletir sobre este assunto é importante aos profissionais que trabalham, almejam trabalhar, ou, simplesmente, se interessam pelo tema cor.”

Palestra: Cor e Personalidade - A cor e suas influências no dia-a-dia, dia 02 de agosto, às 14h, no Auditório da FIESP - Av. Paulista, 1313 – 10° andar - São Paulo/SP.Investimento: R$ 30,00. Informações: (11) 3262-4566, com Olinda, ou pelo e-mail [email protected] | www.procor.com.br | *O evento é aberto para todos os públicos. A taxa para participação é de R$30,00. Associados da Pró-Cor em dia com a instituição têm entrada franca. Para os profissionais ligados à Artesp e ao Sitivesp o valor é de R$ 25,00. Forma de pagamento: Depósito no Banco do Brasil em nome da Associação Pró-Cor do Brasil – agência 1812-0 – conta corrente 23.715-9. Para efetivar a inscrição é necessário enviar comprovante de pagamento para o fax: (11) 3289-5780. Os interessados em conhecer melhor a associação e/ou integrar-se a ela podem encaminhar e-mail para [email protected].

Sobre o psicólogo Paulo Félix - Paulo Félix Marcelino Conceição é vice-presidente da diretoria executiva da Associação Pró-Cor do Brasil e membro do Conselho Técnico-Científico da entidade. Além de químico, com atuação industrial e no desenvolvimento de cores, Félix também é professor do curso de Psicologia na Universidade Guarulhos, com especializações na Universidade de São Paulo (USP), na qual tem mestrado e desenvolve doutorado na área de Psicossociologia do Esporte, pesquisando de que modo os aspectos psicológicos podem ocasionar variações de cor na pele de atletas.

Perfil da Associação Pró-Cor do Brasil – Pró-Cor - A Associação Pró-Cor do Brasil (Pró-Cor) foi idealizada por profissionais de diversos setores produtivos, entre artistas plásticos, pesquisadores e arquitetos que consideram importante a existência de uma entidade que incentive o estudo e a troca de experiências sobre a cor. Constituída formalmente em junho de 2006, a Pró-Cor vem trabalhando pela difusão de conhecimentos sobre a cor desde 2002, data em que foi realizado o primeiro Encontro Brasileiro da Cor. A segunda edição do evento foi realizada em 2004, e a terceira em setembro de 2006.

A Associação se propõe a congregar todos aqueles que atuam com a cor, de forma a permitir a troca de experiências e servir como um canal de divulgação das atividades de profissionais que podem ser fontes de consulta e de assessoramento em temas onde a cor exerça um papel preponderante. Além de uma diretoria executiva, a Pró-Cor conta com um Conselho Técnico-Científico, integrado por acadêmicos, profissionais e especialistas na abordagem da cor, que garantem a seriedade em relação aos princípios e metas da associação.

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