Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/12/2010 - 10:30

BNDES e governo do Ceará assinam contrato de financiamento para reforma do Castelão

O BNDES e o Governo do Estado do Ceará assinaram nesta segunda-feira, 13, contrato de financiamento no valor de R$ 351,5 milhões para reforma e adequação do estádio Governador Plácido Aderaldo Castelo, o Castelão, que receberá jogos da Copa do Mundo de 2014.

Participaram da cerimônia, em Fortaleza, o governador do Ceará, Cid Gomes, e o diretor das áreas de Crédito e Inclusão Social do BNDES, Elvio Gaspar. O contrato foi assinado no âmbito do programa BNDES ProCopa Arenas, instituído pelo Banco para financiar a construção ou reforma dos estádios que sediarão jogos do Mundial.

É a partir da contratação que se iniciam os cronogramas de desembolso do BNDES. Já estão aprovados, em vias de contratação, os projetos do Amazonas, da Bahia, do Mato Grosso e do Rio de Janeiro. O projeto de Pernambuco está em análise para aprovação.

No caso do Ceará, os recursos do Banco correspondem a 75% do investimento total utilizado para a reforma do Castelão. Finalizada a obra — o que está previsto para dezembro de 2012 —, a arena terá capacidade para 66.500 espectadores. Dessa forma, será a única do Norte e Nordeste apta a receber jogos de abertura, final ou semifinais da Copa, de acordo com o caderno de encargos da FIFA.

O projeto incorpora o conceito de multifuncionalidade, com uso de instalações modularizadas. Isso significa que os espaços internos podem ser adaptados para utilização em eventos esportivos e socioculturais de médio e grande porte. O complexo deve abrigar também restaurantes, museus, salas de convenções, centros culturais e estabelecimentos comerciais.

Em observância aos pré-requisitos estabelecidos pelo programa BNDES ProCopa Arenas, também serão considerados, na reforma, itens relativos à sustentabilidade socioambiental do empreendimento

O projeto em questão é uma parceria público-privada (PPP) administrativa, na modalidade concessão, cujo prazo é de oito anos. Estima-se que, consideradas as etapas de reforma e operação da arena, sejam gerados cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira