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15/12/2010 - 09:38

TVs de tela fina, câmeras digitais e computadores portáteis estão entre os eletrônicos que mais cresceram em relação ao ano anterior

Auditoria da GfK RT confirma a preferência da população brasileira na hora de comprar eletrônicos.

De janeiro a agosto deste ano, os três produtos eletrônicos que mais cresceram no Brasil quando comparado ao mesmo período do ano anterior foram: TVs de tela fina, computadores portáteis e câmeras digitais. Esta informação foi apresentada pela GfK Retail and Technology, a 4ª maior empresa da área de pesquisa de mercado do mundo e líder em estudos no ponto de venda para os segmentos de tecnologia e eletroeletrônicos.

A empresa apresentou recentemente dados que demonstram a movimentação do mercado de bens duráveis no País, com grande destaque para o número de vendas no setor de eletrônicos em 2010. O resultado confirmou a previsão realizada pela GfK no ano passado, que refletia a preferência da população pela compra desses itens nos seis meses seguintes.

Detalhes do estudo atual indicam um incremento de 85% na compra de TVs de tela fina (LCD, Plasma e LED) em relação ao mesmo período no ano passado. Esse crescimento já havia sido sinalizado na pesquisa de 2009, quando 16% dos entrevistados demonstraram intenção em adquirir esse produto.

O aumento da procura por computadores portáteis foi igualmente previsto pelos números colhidos pela GfK, quando 16% das pessoas expressaram intenção de adquirir notebook e netbooks num prazo de seis meses. Se comparados aos números identificados entre os meses de janeiro e agosto de 2009, o incremento foi de 57% nas vendas desses aparelhos.

As visitas às prateleiras das câmeras digitais também foram intensificadas em 2010. Segundo a análise, as vendas saltaram para 51% e, assim como os outros dois artigos, liderava as pretensões de compras com 15% das citações. Foram as câmeras, inclusive, a maior surpresa no volume de compras. De janeiro a agosto de 2009, foram vendidas 1,4 milhão de unidades; no mesmo período de 2010, o número subiu para 2,1 milhões.

Por outro lado, se na Europa as câmeras profissionais ou semi profissionais já estão consolidadas, no Brasil ainda representam uma pequena parcela do mercado, com apenas 1% das vendas. Relaciona-se a tímida porcentagem ao alto custo do produto, aspectos culturais e taxação de impostos.

Outro destaque é a força que o canal autosserviço (hipermercados, supermercados e lojas de departamento) tem ganhado. Do total de vendas de câmeras digitais, tanto a base de pilhas como de bateria, por exemplo, o canal tem sido responsável por cerca de 22% do mercado no acumulado de janeiro a agosto 2010.

“O preço oferecido nesses locais chega a ser 20% mais barato e este é o maior atrativo para o consumidor, principalmente para os integrantes da classe C, que buscam preço acessível e facilidade para pagamento”, avalia Alex Ivanov, Gerente de Negócios IT e Foto da GfK RT.

Aspectos regionais também têm tido bastante influência no desempenho positivo do segmento de câmeras digitais. O Nordeste, por exemplo, concentrou 21% de tudo o que foi vendido no Brasil entre janeiro e agosto de 2010.

GfK - Criado há mais de 70 anos na Alemanha, o Grupo GfK é o 4º maior na área de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, cobrindo os setores de pesquisas Ad Hoc, por meio da GfK Custom Research, e painel varejista de bens duráveis, por meio da GfK Retail and Technology.

Com mais de cinco anos de atuação no Brasil, a GfK Retail and Technology audita 60 categorias de produtos em 8.500 pontos de venda, o que a permite revelar fotografias contínuas do mercado, já que a empresa desenvolve estudos regulares de um grupo constante de estabelecimentos que disponibiliza informações de mercado.

O processo de dados da GfK RT adapta-se às necessidades de informação de diversas empresas de bens duráveis. Pode, por exemplo, oferecer estatísticas que mostram comportamentos do mercado brasileiro, o desempenho de produtos-chaves, marcas, modelos, lançamentos e seu preço médio. Os estudos podem ser locais, nacionais e globais, sendo que os últimos contam com amostra de mais de 190 mil lojas.

Assim, o painel varejista de bens duráveis da GfK RT fornece informações que apoiam o processo de decisão estratégica de seus clientes, bem como questões relacionadas à performance de uma categoria, marca ou produto ao longo do tempo, o posicionamento de um canal de venda em relação aos concorrentes, distribuição numérica e ponderada de cada marca nas lojas, taxa de crescimento de diversos tipos de produtos, posicionamento de preço, desempenho dos lançamentos etc.

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