Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/07/2007 - 08:49

Filme “Liberdade” é exibido em première na Fundação Japão

Realizado pela Secretarias de Cultura e Educação do Município de São Paulo e a produtora Dezenove, filme revela a história e as tendências de ocupação deste tradicional bairro paulistano, que virou sinônimo de bairro oriental.

A première acontece no dia 12 de Julho, às 19h30, com a presença de José Roberto Sadek, Secretário Adjunto da Cultura da Cidade de São Paulo, e do economista Paulo Yokota, retratado no filme. Após a exibição, bate papo com os realizadores.

Sinopse de Liberdade - Num mesmo espaço, do outro lado do mundo, convivem japoneses, coreanos e chineses, que aqui chegaram para construir ou reconstruir suas vidas. Como esses imigrantes transformaram São Paulo, e como São Paulo os transformou? O documentário “Liberdade” apresenta a trajetória desse peculiar bairro paulistano por meio da história de diferentes personagens, que viveram ou ainda vivem no local desde sua formação.

Um desses moradores é Teichi Haga, que viveu nos casarões da Rua Conde de Sarzedas. Ali, várias famílias dividiam o mesmo espaço para economizar no aluguel, no começo da chegada dos japoneses, no início do século XX. Outro personagem é Hirofumi Ikesaki, que começou vendendo produtos de tinturaria no bairro e hoje tem uma das maiores lojas de cosméticos da cidade, instalada na Rua Galvão Bueno. Vinda da região do Cantão, na China, Kelly hoje é proprietária do restaurante Chi Fu Low e prepara pratos tipicamente chineses, muito distintos dos que figuram nos cardápios dos restaurantes de "delivery".

O documentário faz uma viagem em preto e branco pela história da formação do bairro, por meio de fotos da década de 20 e 60, até chegar ao colorido de enfeites e fantasias que encantam visitantes nas festas típicas do bairro – como a Festa Pública do Ano Novo Chinês, que aconteceu pela primeira vez na Liberdade nos dias 28 e 29 de Janeiro de 2006, e agora ocorre anualmente entre janeiro e fevereiro; e a tradicional festa japonesa do Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas), que ocorre todo mês de julho, desde 1979.

“Liberdade” faz parte do projeto “História dos Bairros”, das Secretarias de Cultura e Educação da Prefeitura de São Paulo, realizado pela primeira vez em 2006, com objetivo de documentar a história dos bairros da cidade.

A direção e produção -Os diretores Mauricio Osaki e Mirian Ou são recém-formados em Cinema pela USP. Mauricio dirigiu o curta “Quando Tudo Formiga” e foi pós-produtor dos filmes “Cinema, Aspirinas e Urubus” e “Sólo Dios Sabe”. Mirian Ou é roteirista e produtora de curtas metragens como "Quando Tudo Formiga" e "Tori", bem como produtora de programas de televisão, como "Café Filosófico".

A produção do documentário “Liberdade” é de Sara Silveira, produtora de filmes como “Bicho de Sete Cabeças”, “Durval Discos” e “Cinema, Aspirinas e Urubus”.

Sessão especial de “Liberdade”, dia 12, às 19h30, no Espaço Cultural Fundação Japão, Av. Paulista 37 1º andar ou Al. Santos 78 1º andar.Estacionamento pago no subsolo do prédio Edifício Parque Cultural Paulista.Entrada Franca, por ordem de chegada. Lotação: 100 lugares.Realização: Fundação Japão / Secretarias de Cultura e Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de São Paulo / Dezenove. Apoio: Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira