Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/07/2007 - 08:49

Exposição de grafite no entorno da Linha Amarela homenageia Jogos Pan-Americanos

30 jovens artistas do grafite expõem suas impressões sobre os Jogos Pan-americanos, desde o dia 9 de julho, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Centro do Rio de Janeiro. O evento, com o nome “Grafitando Sonhos: A cidade é Pan”, encerra a primeira etapa da segunda edição do Projeto Graffitarte, uma parceria da LAMSA, concessionária que administra a Linha Amarela, o Instituto Invepar, o Centro de Artes Calouste Gulbenkian e a Escola Municipal Tenente João Antônio. A iniciativa já beneficiou mais de 30 jovens de comunidades carentes do entorno da via, com o ensino de técnicas de grafite.

Os alunos, de 12 a 24 anos, aprenderam a técnica de pintura em lonas e a como customizar camisetas e bolsas, além de receberem aulas de desenho, história da arte e pintura. O projeto foi implantado para não só formar novos artistas, como também gerar uma nova fonte de renda para os participantes – que poderão contribuir ainda para a conservação dos monumentos e espaços públicos da cidade.

A próxima etapa do Graffitarte tem como tema a integração escolar, com o título “Diversidade, Arte e Escola”. Serão realizadas cinco oficinas, de 10 a 14 de setembro, das 13h às 17h. Ao fim dessa etapa, uma nova exposição será montada com os trabalhos desenvolvidos pelos jovens.

“Nosso objetivo é trabalhar a elevação da auto-estima e a formação de uma identidade cultural nos adolescentes que vivem em situação de risco social, utilizando a arte e a cultura para resgatá-los desse ambiente e trabalhar a pintura de grafite como referência conceitual”, define o superintendente corporativo da LAMSA e diretor do Instituto Invepar, Cesar Carneiro. | Por: ABCR

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira