Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/07/2007 - 08:52

Gordon Brown telefona a Lula para salvar Rodada de Doha

Brasília - O novo primeiro-ministro britânico Gordon Brown telefonou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dia 10 de julho,, em mais uma tentativa de salvar as negociações da Rodada de Doha, informou uma fonte do Palácio do Planalto.

Lula reiterou a Brown que a proposta européia para Doha tem que melhorar. O presidente brasileiro já havia criticado a União Européia por não querer reduzir os subsídios agrícolas e ainda pretender que os países em desenvolvimento se abram mais para os produtos manufaturados.

Brown e Lula prometeram empenho na reunião da próxima semana entre o chanceler brasileiro, Celso Amorim, o comissário de comércio da UE, Peter Mandelson, e outros representantes europeus.

Se a reunião for bem sucedida, Amorim e Mandelson poderão ir aos Estados Unidos tentar convencer os norte-americanos a avançarem no processo. Em seu programa Café com o presidente, no dia 9 de julho (segunda-feira), Lula disse que os norte-americanos querem elevar os subsídios que dão a seus agricultores de 15 bilhões de dólares para 17 bilhões de dólares. O Brasil propõe a redução dos subsídios para 12 bilhões de dólares.

No telefonema, Brown apoiou o pleito do Brasil por um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e defendeu uma reavaliação do G-8+5 para uma participação maior dos países em desenvolvimento nas reuniões do grupo.

Lula convidou Gordon Brown a visitar o Brasil em 2008 para tratar da cooperação entre os dois países para a África. Durante o mandato de Tony Blair, a África foi um tema importante, que deverá ser mantido por Brown.

O primeiro-ministro britânico ainda parabenizou Lula pelo combate à pobreza e às mudanças climáticas, disse a fonte do Planalto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira