Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2010 - 09:59

Computação nas nuvens deverá exercer o maior impacto no setor de banco de dados, de acordo com pesquisa

Uma pesquisa realizada junto a DBAs também revela seus desafios profissionais, tendências e problemas que tiram seu sono.

San Francisco, EUA – Bancos de dados nas nuvens afetarão o setor de banco de dados mais do que qualquer outra tecnologia nova, de acordo com uma pesquisa recente da Database Trends com mais de 1.200 profissionais de banco de dados.

Mais de um terço dos entrevistados (34%) citou os bancos de dados nas nuvens como a tecnologia destinada a exercer o maior impacto na comunidade. A virtualização ficou em segundo lugar com 27% dos votos, seguida pelos discos de estado sólido com 15%, ajuste visual de desempenho em quarto com 12% e tecnologias de colaboração com 8%, fechando a lista das cinco tecnologias mais votadas.

“Com as ofertas de bancos de dados nas nuvens da Amazon e Microsoft e uma quantidade de fornecedores de soluções de código aberto, a maioria dos profissionais de banco de dados estará envolvida com essa tecnologia de uma maneira ou outra em 2011”, afirma Scott Walz, diretor sênior de gestão de produtos da Embarcadero. “As vantagens de aprovisionamento e a capacidade de expansão a longo prazo dos bancos de dados nas nuvens irão compensar com o tempo, mas enquanto isso, os DBAs terão que aprender as regras de um jogo totalmente novo para que possam gerenciar dados distribuídos em um ambiente não muito previsível e controlado”.

Estados de emergência para "socorristas" de bancos de dados - A pesquisa também revelou que tanto o desempenho como as emergências parecem impedir que os DBAs tenham uma noite tranquila de descanso. Quando questionados em relação os problemas de banco de dados que tiravam o seu sono, o desempenho do banco de dados de produção foi citado por 43% dos entrevistados, ficando em primeiro na lista. O tempo de inatividade do banco de dados foi o segundo maior contribuinte à insônia do DBA com 38% dos votos, enquanto 31% mencionaram a redução do desempenho e 29% preocuparam-se com o desempenho do hardware do servidor de banco de dados.

Mesmo os DBAs com a documentação mais completa e os planejamentos mais inteligentes devem ficar em alerta para lidar com situações de emergência. De fato, 37% dos entrevistados informaram que tiveram de lidar com pelo menos cinco emergências relacionadas a bancos de dados no ano passado. Dentre eles, 9% lidaram com mais de 20 emergências, ou seja, quase duas por mês. Um grupo sortudo de 17% dos entrevistados conseguiu evitar qualquer situação de emergência. Por outro lado, as emergências exigiram que mais da metade dos entrevistados (54%) pernoitasse no escritório.

O dia não parece ter horas suficientes - Parece haver um consenso geral entre os entrevistados em relação aos maiores desafios que enfrentam em seus projetos. 43% reclamaram de não terem tempo suficiente para realizar suas tarefas, 40% disseram que um planejamento ruim é um desafio enorme, 33% citaram requisitos insuficientes ou inexistentes, 31% mencionaram o âmbito exagerado e 30% sentem-se prejudicados por ferramentas lentas ou ineficientes.

Por outro lado, mais da metade afirmou que suas empresas oferecem treinamento aos DBA’s e/ou desenvolvedores e dois terços afirmaram que suas empresas investiram em novas ferramentas tecnológicas para eles nos últimos cinco anos.

A dança do DBA/desenvolvedor - Outra tendência que surgiu na pesquisa foi a interação maior entre DBAs e desenvolvedores de aplicativos, com 61% dos entrevistados afirmando colaborar com desenvolvedores mais do que há cinco anos. Este entrelaçamento de universos se deve, em parte, ao maior número de DBAs de produção envolvendo-se com ambientes de não-produção e a desenvolvedores tradicionais usando SQL regularmente. A pesquisa também revelou que ambos os grupos acreditam, em sua maioria, que a outra parte confia neles e entende suas necessidades.

Para muitos, o compartilhamento de ferramentas acompanha o compartilhamento de papéis. Ao serem questionados sobre quantas ferramentas de banco de dados eles compartilhavam com outros na empresa, 73% afirmaram compartilhar pelo menos uma, sendo que 13% disseram compartilhar cinco ou mais.

Outras informações de peso obtidas pela pesquisa incluem: .A maioria dos entrevistados afirmou que o gerenciamento multiplataforma de bancos de dados é o maior desafio de banco de dados que enfrentarão no ano que vem.

.43% afirmaram que suas empresas passaram por uma fusão ou aquisição nos últimos cinco anos.

.47% informaram que assumiram mais responsabilidades como resultado de cortes ou fusões e aquisições.

. 57% sentem que suas habilidades estão sendo aproveitadas em suas funções atuais, ao passo que 39% sentem que isso não ocorre (4% votaram N/A).

.36% disseram que seus gerentes de TI tomam as decisões de compra, seguidos pelo diretor-executivo de informação e o gerente de banco de dados.

A pesquisa, realizada no terceiro trimestre de 2010 pela Embarcadero Technologies foi planejada para descobrir os desafios enfrentados pelos profissionais de banco de dados e as tendências mais influentes do setor. Os mais de 1.200 entrevistados pela pesquisa consistem em um grupo diverso de DBAs, desenvolvedores, arquitetos e analistas. Os resultados da pesquisa e informações adicionais podem ser encontrados on-line em http://www.embarcadero.com/reports/database-trends-survey

Sobre a Embarcadero Technologies -Embarcadero Technologies, Inc. é um fornecedor líder de ferramentas premiadas para desenvolvedores de software e profissionais de bancos de dados para que possam projetar sistemas de forma eficaz, construí-los mais rapidamente e executá-los de maneira melhor, independente da plataforma ou linguagem de programação. Em 90º lugar no ranking Fortune 100, a Embarcadero conta com uma comunidade ativa de mais de três milhões de usuários em todo o mundo confiando em seus produtos para aumentar a produtividade, reduzir custos, simplificar a gestão de mudanças e conformidade e acelerar a inovação. Fundada em 1993, a Embarcadero está sediada em San Francisco, Estados Unidos, com filiais em todo o mundo. | www.embarcadero.com/br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira