Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2010 - 10:10

Da infância à maturidade: consumo de queijos é benéfico para todas as idades

Médico nutrólogo explica que vantagens variam de acordo com cada tipo de queijo.

Rico em proteínas, vitaminas e minerais, o queijo é um alimento rico em nutrientes e adequado para qualquer idade, segundo o Dr. José Alves Lara Neto, médico nutrólogo e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Na infância, ele auxilia no crescimento de dentes, ossos e cartilagens. Na adolescência, contribui para o desenvolvimento do corpo. E, na vida adulta é importante, principalmente, para o combate à osteoporose.

"Além de saborosos, os queijos são altamente nutritivos. Têm elevado teor de proteínas de alto valor biológico, cálcio e são ótimas fontes de vitamina B12", conta o médico. Ele explica que as proteínas de alto valor biológico - que são aquelas que contêm todos os aminoácidos essenciais - possuem uma digestibilidade próxima a 95%, o que significa que são absorvidas quase completamente pelo organismo.

Em relação ao cálcio, o especialista afirma que os benefícios dos queijos na formação de ossos, cartilagens, dentes e na prevenção da osteoporose já são bem conhecidos, mas que a presença do mineral varia de acordo com o tipo de queijo e variam de acordo com as técnicas de fabricação envolvidas. "Os queijos frescos, por exemplo, apresentam teores menores de cálcio", salienta.

Benefícios dependem dos tipos de queijos - Cada queijo tem suas próprias características. "Queijos envelhecidos, como o cheddar, por exemplo, ajudam na prevenção da cárie. Os frescos, elaborados com leite desnatado, têm menos gordura e, portanto, menos calorias, e são sempre mais indicados", cita o Dr. Lara.

Ele ainda comenta que é necessário ter algum cuidado no consumo de alguns tipos. "Todo queijo envelhecido, como cheddar, gorgonzola e camembert, possui tiramina, um aminoácido conhecido por provocar dores de cabeça, náusea e pressão alta em algumas pessoas", explica. "Além disso, pessoas alérgicas à penicilina podem também manifestar alergia ao comer gorgonzola e outros queijos moles feitos com o mesmo fungo", completa.

Perfil- A ABRAN é uma entidade médica científica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Fundada em 1973, dedica-se ao estudo de nutrientes dos alimentos, decisivos na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da maior parte das doenças que afetam o ser humano, a maior parte de origem nutricional. Reúne mais de 3.200 médicos nutrólogos associados, que atuam no desenvolvimento e atualização científica em prol do bem estar nutricional, físico, social e mental da população.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira