Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2010 - 10:10

Funcionário da Alcoa desenvolve projeto para deficientes visuais inspirado em Matrix

Boné equipado com sensores ajuda cegos a desviar de objetos.

O filme hollywoodiano Matrix, estrelado por Keanu Reeves em 1999, pode inspirar um feito histórico, 11 anos após sua exibição. É que um jovem engenheiro brasileiro, de apenas 32 anos, está prestes a concluir um projeto inspirado na obra cinematográfica: trata-se de um boné que consegue capturar imagens de objetos que estejam próximos aos deficientes visuais e enviar pequenos estímulos elétricos ao cérebro, tornando possível o desvio de obstáculos e eventuais acidentes.

O autor desta façanha é Gustavo Brancante, pós-graduando em Gestão de Projetos pelo ITA-Instituto Tecnológico da Aeronáutica e funcionário da Alcoa em Poços de Caldas-MG. "O princípio desse método é captar imagens do ambiente, num raio de seis metros, por meio de sensores de ultrassom acoplados em um boné. Assim, quando o deficiente visual está utilizando o boné e chega perto de um obstáculo ou objeto, os sensores emitem sinais ao cérebro através de contatos com o couro cabeludo indicando que ele deve desviar", explica.

O Projeto VER-Visão Eletrodinâmica Receptível tem como objetivo facilitar a inclusão de pessoas com deficiência visual por meio da tecnologia. A iniciativa, voluntária e sem aporte financeiro de terceiros, foi apresentada a representantes da AADV-Associação de Assistência aos Deficientes Visuais de Poços de Caldas e a funcionários da unidade da Companhia naquela cidade.

"A minha intenção é que futuramente o deficiente visual tenha uma visão em 3D, além de mais mobilidade e independência, sem comprometer outros sentidos. Funcionará como um Braille 3D", resume Gustavo.

O engenheiro conta que teve de utilizar microcontroladores e diversos componentes eletrônicos, muitos dos quais precisaram ser importados. "Ainda não concluí o trabalho, porque tive de esperar pela chegada de algumas peças e também porque não tive muito tempo para me dedicar ao desenvolvimento do projeto".

Apesar de investir recursos próprios, Gustavo revela que o produto tem custo extremamente acessível, o que viabiliza a produção em escala industrial. "Estimo que cada unidade custe em torno de US$ 200".

A iniciativa é colaborativa, de patente aberta e sem fins lucrativos. [ http://www.projetoVER.com].

"Fico feliz pela iniciativa" - Antonio Marcos Ferreira de Oliveira, 27 anos, foi um dos primeiros deficientes visuais a testar o boné. Ele conta que ficou tão feliz com a experiência que até teve dificuldades para expressar sua emoção. "É muito legal. Andei livremente pelo corredor, sem a ajuda de bengalas ou guias. Senti leves "choques elétricos" na cabeça cada vez que andava na mesma direção. Isso prova que ajuda a desviar de objetos. Se aperfeiçoado, pode ajudar muita gente ainda", revela. O teste foi realizado na semana passada, na sede da AADV, em Poços de Caldas.

O deficiente visual também não deixou de elogiar a iniciativa voluntária do funcionário da Alcoa. "Fico feliz pela iniciativa. É sempre importante quando as pessoas tentam ajudar de alguma forma. Espero que esse movimento se intensifique".

Alcoa - Há 45 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado e alumina. Além de haver inventado a moderna indústria do alumínio, há 120 anos, a Alcoa prima pela inovação, contribuindo para o desenvolvimento dos mercados aeroespacial, automotivo, de embalagens, construção civil, transporte comercial, eletrônicos e industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados, como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. Dispõe também de sofisticadas tecnologias em outros metais leves, como superligas de titânio e níquel. A Companhia possui 59 mil funcionários em 31 países e integra pela oitava vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A sustentabilidade é parte integrante da Alcoa e está presente em todas as práticas, serviços e produtos oferecidos aos clientes, até porque, por ser infinitamente reciclável, o alumínio é a própria sustentabilidade em forma de metal, pois cerca de 75% de todo o alumínio produzido desde 1888 ainda continua em uso hoje em dia. A Companhia foi eleita por cinco vezes consecutivas uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, no Sul do Brasil, a Alcoa participa nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Neste ano, foi incluída pela terceira vez consecutiva na lista das 50 Empresas do Bem, da revista Dinheiro. Em 2009 a Alcoa foi eleita uma das 20 empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Foi incluída pela nona vez entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work. Também foi uma das "empresas mais admiradas do Brasil", segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital; e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro. Foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. | www.alcoa.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira