Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/07/2007 - 07:43

Crise aérea: então, férias em ônibus de fretamento

Só no Estado de São Paulo existem 645 municípios com pontos turísticos.

Segundo a FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, esta é a hora dos paulistas e paulistanos conhecerem melhor o que o Estado tem para oferecer. E se tráfego aéreo no período de férias de julho não é do mais muito favorável para quem quer viajar, sugerem o ônibus.

- Até os atletas da equipe brasileira de futebol sub-20, que partiu recentemente para o Canadá para um campeonato, optaram por fazer a viagem de Teresópolis (RJ) para o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, usando ônibus de fretamento, em vez de correr o risco de perder o vôo internacional- lembram.

- Paulistas e paulistanos que não querem enfrentar os aeroportos, ainda podem aproveitar as férias de julho para descobrir novos caminhos turísticos utilizando o servico de fretamento de ônibus. No portal da Fresp - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (www.fresp.org.br) é possível visualizar oitenta e nove municípios, que são pontos turísticos e conhecer pelos respectivos sites o que cada cidade tem a oferecer- informam.

Segundo Maurício Marques Garcias, presidente da entidade, “o que costumamos chamar de turismo regional são distâncias de até 500 km de rodagem e que podem ser realizadas por ônibus de fretamento”, explica. Exemplo disso é a tão procurada, mais ainda no período do inverno, Campos do Jordão, cidade serrana, que compreende uma distância de 167 km de São Paulo.

A formação de grupos para viagens, costumeiramente chamada de excursão, pode proporcionar bons momentos com os amigos e familiares e ainda baratear os custos. Uma pesquisa realizada com cerca 1.700 entrevistados, feita pelo Sinfrecar na região de Campinas, apontou que 70% fariam viagens de curta distância pelas rodovias.

Para Garcias, este ainda é um mercado a ser explorado pelos empresários do setor de turismo, mas há também algumas cidades que precisam se preparar para acolher esses visitantes. “Temos algumas cidades interioranas em São Paulo e em outros estados do Sudeste, que apesar de estarem preparadas com hotelaria, alimentação ou pontos turísticos, não possuem estacionamentos ou delimitações para ônibus ou microônibus. Há falhas que precisam urgentemente ser corrigidas, pois estão ligadas ao bem-estar do visitante”, alega.

As opções são inúmeras para quem quer viajar para as cidades do Estado de São Paulo, ou mesmo para outras regiões do Sudeste, mas na hora de preparar a viagem, seja particular ou por grupos maiores ou menores, deve ser bem pensada.

Para Maurício Garcias, “o contratante ou turista deve ter muita atenção com a escolha do transporte. Já que de avião está difícil, o transporte terrestre deve estar em condições viáveis para que a viagem seja segura. Uma dica é evitar o transporte clandestino e optar por empresas regularizadas para que a opção não seja desastrosa”, finaliza.

Na hora de decidir as dicas para uma contratação segura: . Sempre que solicitar um serviço de fretamento, exija a autorização do órgão público regulamentador do serviço. | . Verifique no site www.antt.gov.br, se a contratada é cadastrada na ANTT – Agência Nacional dos Transportes Terrestres (para viagens interestaduais); EMTU – www.emtu.sp.gov.br (para viagens metropolitanas em São Paulo); e a ARTESP - www.artesp.sp.gov.br (para viagens intermunicipais fora de área metropolitana). | . O transporte clandestino não oferece nem direitos nem garantias pelo serviço contratado. | . Desconfie de preços muito baixos. Nesses casos, confirme se a fretadora está devidamente regulamentada. | . Não contrate empresas que terceirizem o serviço. | www.fresp.org.br

A Federação - Entidade sindical de grau superior, foi criada em 1994, com o objetivo de agrupar, representar, coordenar, proteger e estimular o aprimoramento das atividades de transporte de passageiros por fretamento.

São prerrogativas da entidade: zelar pelos direitos e interesses da categoria, perante as autoridades administrativas e judiciárias; eleger ou designar representantes da classe que a coordena; colaborar com o Estado como órgão técnico e consultivo, no estatuto e solução dos problemas relativos aos sindicatos que representa. São eles: SETFRET - Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Sorocaba e Região; Sinfrecar - Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região; Sinfrepass - Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Ribeirão Preto; Sinfresan - Sindicato das Empresas de Passageiros por Fretamento de Santos; Sinfret - Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo; Sinfrevale - Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento da Região do Vale do Paraíba e Transfretur Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros e Turismo de São Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira