Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2010 - 11:03

Restaurante Inteligente: inovação para o setor de alimentação fora do lar

Parceria entre Abrasel e Sebrae Nacional oferecerá aos empresários do setor de alimentação fora do lar moderna ferramenta gerencial para bares e restaurantes em todo o Brasil. O investimento é de R$ 3 milhões.

Belo Horizonte – A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançou, ontem (15), o projeto Restaurante Inteligente que visa capacitar gestores de empreendimentos do setor de alimentação fora do lar. O objetivo é melhorar a capacidade administrativa desses micros, pequenos e médios empresários, a partir do conhecimento de indicadores que impactam nos resultados das empresas.

A apresentação foi na sede do Sebrae, em Brasília e, por meio de videoconferência, para as capitais dos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins, com a participação de associados da Abrasel, lideranças do Sebrae e empresários do setor, totalizando mais de 200 pessoas.

Os participantes apostam em uma nova forma de gestão e estão com excelentes expectativas em relação ao projeto. "Existem mais de um milhão de empresas deste segmento no Brasil, das quais cerca de 99% são micro e pequenas empresas. São estabelecimentos onde os gerentes usam a intuição como modelo mais comum de tomada de decisão e não com base em informações consistentes, com referência nas boas práticas e nos indicadores de mercado, como deveria ser, para garantir uma melhor performance dos negócios", disse o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior.

De acordo com Fernando Júnior, empresário e proprietário da sanduicheria Pão.Com, em Belo Horizonte, o Restaurante Inteligente é uma grande oportunidade de gestão, uma vez que permitirá ao setor analisar dados de bares e restaurantes que possuem características peculiares. “Gestão não é mais diferencial, é uma obrigação. O novo sistema é um grande desafio, pois necessita que todos os participantes o 'alimentem' com dados. Realizada essa etapa, será mais fácil analisar e desenvolver o negócio, fortalecendo o setor”, explica. O empresário ressalta, ainda, que o sistema será de grande importância para o setor, pois permitirá acesso aos percentuais de custos e outros dados relevantes, os quais garantirão poder de negociação com fornecedores, por exemplo, melhorando o índice de produtividade do estabelecimento.

Germana Magalhães, coordenadora Nacional da Carteira de Projetos de Turismo do Sebrae, explica que a entidade apoiará a divulgação do projeto e a capacitação dos profissionais. “Devido à sua capilaridade, o Sebrae terá um importante papel nesta etapa dos trabalhos. Atuaremos na mobilização e sensibilização dos empresários para importância de trabalhar de forma planejada, aprimorar a gestão e tornar suas empresas mais competitivas. Para isso, um sistema como o Restaurante Inteligente é fundamental”, conta. Ela argumenta que ações como o programa Qualidade na Mesa, o festival Brasil Sabor e o projeto Caminhos do Sabor já são desenvolvidos com sucesso e que o Restaurante Inteligente é uma evolução na parceria entre a Abrasel e o Sebrae para estruturar o setor. “Mais uma vez, as duas entidades, em conjunto, estão gerando conhecimento para proporcionar o desenvolvimento e o aumento de competitividade às empresas do meio”, enfatiza Magalhães.

O projeto encontra-se em fase piloto e contará com investimentos na ordem de R$ 3 milhões. Além de ser utilizado nas ações previstas, será oferecido aos associados da Abrasel três tipos de planos de adesão dentro do programa Sou Abrasel, que permite ao associado escolher, entre os planos de adesão oferecidos, o que melhor atende às necessidades de cada negócio.

Restaurante Inteligente - O projeto é baseado na criação e implantação da primeira base de dados referenciais do Brasil no setor, de forma a coletar, conhecer e desenvolver indicadores relevantes. Entre janeiro e junho de 2011, serão oferecidos treinamentos presenciais de qualificação empresarial aos gestores, com a utilização de rico material didático composto por livros e vídeo-aulas. Após a implantação do software, o empresário terá o apoio de uma Central de Suporte, de forma que ele consiga tirar dúvidas sobre o sistema e, dessa forma, gerir e controlar o desempenho do negócio, visando o acompanhamento dos custos e, consequentemente, a obtenção de maior lucratividade. A última etapa do processo consiste na movimentação e análise dos dados inseridos no sistema. No total, o projeto objetiva qualificar profissionais de 1.000 micros e pequenas empresas do setor de alimentação fora do lar, nas 26 capitais e Distrito Federal.

De acordo com Paulo Solmucci Júnior, o Restaurante Inteligente possibilitará aos participantes a oportunidade de reforçarem suas habilidades gerenciais e de melhorarem os resultados financeiros e a eficiência operacional de seus estabelecimentos. “A ferramenta de gestão da Abrasel é pioneira no país e é perfeitamente adequada às necessidades de cada negócio. Com ela, o empresário poderá traçar metas de produtividade e construir um modelo ideal de tomada de decisões”, afirma.

O Sebrae é forte parceiro da Abrasel, desde 2005, e este é o terceiro grande projeto entre as duas instituições.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira