Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2010 - 11:34

Institut pour la Ville en Mouvement celebra seu 10º aniversário

E lança um projeto de pesquisa sobre a mobilidade urbana nas grandes metrópoles.

Como introdução ao colóquio organizado por ocasião dos 10 anos do Institut pour la Ville en Mouvement [Instituto para a Cidade em Movimento - IVM], Philippe Varin, Presidente Mundial da PSA Peugeot Citroën e, a este título, Presidente do IVM, reafirmou a importância da contribuição da entidade para a reflexão sobre a cidade e suas evoluções em matéria de mobilidade.

Criado em 2000 pelo Grupo PSA Peugeot Citroën, o IVM desenvolve projetos de pesquisa e ações no âmbito das mobilidades urbanas na Europa, na América Latina e na Ásia. Ao realizar experiências em cidades que se encontram em plena mutação, o IVM contribui para criação de soluções inovadoras.

Em 2011, um projeto de pesquisa vai explorar as orientações em matéria de mobilidade urbana em grandes cidades do mundo, tão diversas quanto Pequim, Xangai, Buenos Aires, México, São Paulo, Rio de Janeiro e Paris-Île-de-France. Este programa será realizado pelas três cátedras universitárias do IVM (China, América Latina, Europa). Neste contexto, uma convenção de Cátedra foi assinada pelo IVM com o PRES (pólo de pesquisa e de ensino superior) Université Paris-Est, que reúne os principais laboratórios de pesquisa, universidades e institutos que trabalham com cidades, territórios e transportes na França.

Sendo uma associação de interesse geral, o instituto participa ativamente nos debates públicos e demonstra uma vontade de abertura que deve se traduzir, em 2011, na busca de parcerias a fim de compartilhar a reflexão com os atores dessa nova mobilidade.

Por ocasião do colóquio, Philippe Varin reafirmou a importância do IVM para a PSA Peugeot Citroën: «Hoje, a autonomia e a emancipação não são mais um privilégio exclusivo do automóvel. Esta constatação provoca mudanças em cascata. Embora o Grupo seja capacitado para elaborar os aspectos técnicos e científicos, a análise das perturbações sociológicas que isto implica em todo o mundo cabe principalmente ao IVM, como observador atento e implicado das evoluções da cidade. Esta análise incentiva nossas equipes a deixar de lado seus hábitos para ajudar o automóvel a encontrar um novo lugar na cidade e na sociedade».

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira