Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/07/2007 - 07:50

ABES, BSA e ESA divulgam balanço de atividades realizadas no primeiro semestre

Nos primeiros seis meses foram apreendidos cerca de 1 milhão CDs, aumento de 120% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), a Business Software Alliance (BSA) e a Entertainment Software Association (ESA) divulgam o resultado das ações de combate à pirataria realizadas durante o primeiro semestre de 2007. Os seis meses foram marcados pela constante orientação quanto aos riscos e prejuízos causados pela pirataria, além da intensificação de esforços contra essa prática ilegal.

Foram realizadas mais de 354 ações em todo o Brasil, que resultaram na apreensão de mais de um milhão de CDs contendo programas piratas, um aumento de 120% em relação ao mesmo período do ano passado, além de 98 computadores. Também foram retirados do ar 121 sites que comercializavam softwares piratas e 8.505 mil anúncios destinados à divulgação do comércio de produtos ilegais.

No período as entidades registraram 17 mil contatos, por e-mail e por telefone, dos quais mais de 5% referiam-se a denúncias contra o comércio ou uso de programas piratas. Como conseqüência, a BSA enviou 1.263 notificações extrajudiciais às companhias infratoras.

Recentemente, a ABES e a BSA divulgaram a quarta edição do “Estudo Anual Mundial de Pirataria de Software”, elaborado de maneira independente pelo IDC. A pesquisa revelou que 60% do software instalado, no ano de 2006, em computadores pessoais, no Brasil, foi obtido ilegalmente, índice quatro pontos percentuais inferior se comparado a 2005. O Brasil foi o mercado que registrou a maior queda na taxa de pirataria do mundo, mas por outro lado é a nação com os maiores prejuízos na América Latina, estimados em US$ 1,148 bilhão.

“Esses números reforçam o trabalho da ABES para coibir a prática da pirataria no país. Registramos um crescimento significativo no número de CDs apreendidos em relação ao ano anterior, o que reflete o empenho das esferas pública e privada em coibir essa prática. Além disso, a queda de 4% do índice de pirataria mostra também o aumento da conscientização da população”, declara o coordenador do Grupo de Trabalho Antipirataria da ABES, Emílio Munaro.

Além dessas ações, a ABES deu continuidade ao programa lançado em 2006 para capacitação de policiais. O evento já passou pelas cidades de Recife, Curitiba, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Campinas, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, São José do Rio Preto, Goiânia, Brasília, Manaus, Belém e Florianópolis onde foram treinados mais de 1,2 mil policiais.

Perfil da ABES - A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) é uma entidade de classe nacional do setor de software, que congrega mais de 770 empresas no Brasil responsáveis por aproximadamente 85% do mercado. Desde 1986 atua em prol do setor, nas áreas legislativa e tributária, e também no que diz respeito à instituição de políticas voltadas para o crescimento do segmento de software no país, particularmente no que concerne à produção local de programas de computador e pesquisa e desenvolvimento na área de tecnologia da informação, além de trabalhar na defesa dos direitos autorais de programas de computador.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira