Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2010 - 07:30

Projeto Jari em nova fase

.Com a parceria e confiança de credores como BNDES e do Banco do Brasil e outros, Grupo Orsa quitou no dia 16 de dezembro (quinta-feira), dívida de mais de dez anos do Projeto. .Novo momento prevê novos investimentos para desenvolvimento econômico e social da região, que possui quatro cidades e mais de 125 mil habitantes

São Paulo - Graças à parceria com os credores, em especial o BNDES que liderou as negociações, e a confiança do Banco do Brasil, parceiros, fornecedores, colaboradores e outras instituições financeiras, o Grupo Orsa conseguiu, dia 15 de dezembro, saldar a dívida com os credores originais do Projeto Jari. “Os desafios continuam grandiosos, mas com ajuda e dedicação de todos do Grupo iremos alcançar todos os nossos objetivos”, diz Sergio Amoroso, presidente do Grupo Orsa.

Situado na divisa do Pará com o Amapá, em uma área de 1, 3 milhão de hectares, equivalente ao tamanho da Bélgica, o Projeto Jari ganhou projeção internacional na década de 60, quando o magnata americano Daniel Ludwig ali instalou uma mega-operação para produção e exportação de celulose. O malogro do empreendimento, por problemas operacionais e políticos, levou à sua nacionalização na década de 80, deixando um passivo econômico e social que só começou a ser revertido a partir de 2000, quando o Grupo Orsa assumiu o controle acionário com o desafio de recuperar o projeto em um período de 10 anos.

Em linha com a filosofia humanista do Grupo, o modelo proposto se pautou pela busca da sustentabilidade socioambiental, em que a viabilização econômica pressupõe o desenvolvimento social e a participação das comunidades locais. Desde então, este compromisso tem se traduzido em um trabalho consistente e integrado, por meio da execução de um programa de investimentos para recuperação e estabilização da produção, além da implementação de novos negócios, em especial os projetos de manejo sustentável da reserva de floresta nativa, que ocupa 90% da área, com certificação do Forest Stewardship Council (FSC) e os projetos de Fomento de Eucalipto e o Projeto Curauá.

Simultaneamente, foi posto em prática um amplo programa de desenvolvimento social, com o objetivo de transformar a realidade da região. Com a chegada do Grupo ao Vale do Jari, o desenvolvimento da região aumentou e hoje possui quatro municípios com mais de 125 mil pessoas que, direta e indiretamente, dependem do funcionamento da fábrica.

O trabalho no Vale do Jari é conduzido pelas empresas Jari Celulose, Papel e Embalagens,Orsa Florestal e Ouro Verde que atuam de forma integrada com a Fundação Orsa, além de contarem com parceiros públicos e privados.

Grupo Orsa - Uma das principais organizações brasileiras no setor de madeira, celulose, papel e embalagens, com atuação também no mercado de produtos florestais não madeireiros, o Grupo Orsa traz a sustentabilidade como eixo de sua estratégia de negócios. Com 100% de capital nacional, tornou-se referência mundial em manejo sustentável de floresta tropical nativa por suas operações na região Amazônica do Vale do Jari, localizado entre os Estados do Pará e do Amapá.

As empresas do Grupo – Jari Celulose, Papel e Embalagem, Orsa Florestal, Ouro Verde Amazônia e Fundação Orsa – atuam de forma integrada, em linha com o conceito dos 3 Ps (people-pessoas, profit-lucro e planet-planeta), incorporando modelos de ação economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira