Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2010 - 07:46

Irracionalidade utilizada como ferramenta de negócio

O livro A emoção é inimiga do dinheiro ajuda o leitor a entender a psicologia humana em relação ao dinheiro e mostra como é possível lucrar em um mundo marcado pela irracionalidade.

Quando o assunto é dinheiro e investimentos, a emoção fica à flor da pele; porém, ela pode ser a maior inimiga dos lucros. Diferentemente do que diz o senso comum, a sede das emoções não é o coração, mas o cérebro, mais precisamente uma estrutura antiga em termos de evolução biológica, chamada cérebro reptiliano. E ela exerce influências poderosas e muitas vezes inconscientes no comportamento humano. O cérebro reptiliano pode ter ajudado nossos antepassados a comer e a se reproduzir, mas causa estragos nas finanças. Terry Burnham, autor do livro A emoção é inimiga do dinheiro - Invista com racionalidade e obtenha lucros excepcionais, lançamento da Editora Gente, faz uma análise sobre uma nova corrente de pensamento que tem se demonstrado eficaz quando o assunto é mercado financeiro e de investimentos. Segundo ele “a nova ciência da irracionalidade proporciona uma nova maneira de modelar o futuro, oferecendo aos investidores instrumentos poderosos para aumentar e proteger sua riqueza”.

Burnham usa a expressão “cérebro reptiliano” para descrever as partes mais primitivas e mais emocionais do cérebro humano. “O cérebro reptiliano é a força motora mais importante da irracionalidade do mercado, sendo totalmente ignorada pelas finanças e economia tradicionais. Portanto, os prognósticos que recorrem a cálculos analíticos, sem uma compreensão do cérebro reptiliano, são menos úteis que o conselho da vovó”, explica.

Os economistas comportamentais demonstraram que muitas atitudes financeiras que tomamos são decididas de maneira irracional. Em cada capítulo, o livro aborda padrões comportamentais importantes tentando elucidar muitos comportamentos de investidores de sucesso, histórias vividas pelo próprio autor, analisando a crise da bolsa em 1987, sobre especuladores financeiros e elucida o Prêmio Nobel de Economia, em 2002.

No livro o autor faz ainda um alerta sobre os tempos atuais e classifica como “perigosos para aqueles que navegam nos mercados financeiros sem levar em consideração a natureza humana”, e afirma que “o maior inimigo do sucesso vive dentro das nossas próprias mentes, no interior dos nossos cérebros reptiliano”. Burnham finaliza com um convite: “aprenda a abarcar, compreender e influenciar seu próprio cérebro reptiliano e alcance a prosperidade”.

O autor: Terry Burnham é doutor em economia empresarial pela Universidade de Harvard, mestre em finanças pelo MIT, mestre em ciência da computação pela Universidade Estadual de San Diego, e bacharel em biofísica pela Universidade de Michigan. É pioneiro na aplicação dos conceitos da biologia na economia e nas finanças e atualmente ocupa o cargo de economista-chefe da Acadian Asset Management LLC, além de ser pesquisador na Universidade de Harvard. Foi professor de economia em Harvard durante muitos anos, e participante ativo e muito bem-sucedido dos mercados financeiros por mais de 20 anos. É coautor do best-seller internacional A culpa é da genética: do sexo ao dinheiro, das drogas à comida.

.[Editora: Gente | ISBN: 978-85-7312-712-6 | Formato: 16x23 | 384 Páqginas | Gênero: Finanças | Preço: R$ 49,90 | Mês e ano de publicação: Outubro/2010].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira