Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2010 - 08:07

Grupo Comolatti patrocina o restauro dos 61 anos da Catedral da Sé

A Catedral da Sé, localizada no marco zero da cidade de São Paulo, patrimônio histórico e um dos cinco maiores templos neogóticosdo mundo, vai ter os 61 sinos funcionando novamente por meio de sistema automatizado. Há cinco anos apenas um sino toca na igreja acionado com sistema eletrônico que também ficou comprometido por falta de manutenção. A missa inaugural foi celebrada, no dia 16 de dezembro (quinta-feira), pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

O restauro dos 61 sinos da Catedral, que possuem mais de 20 toneladas de bronze, envolveu a lavagem e tratamento especial para devolver o brilho do bronze às peças e implantação de moderno sistema eletrônico para que igreja tenha de volta a tradição dos toques dos sinos que há cinco anos não ecoavam no marco zero da cidade.

Realizado pela empresa Santo Dia, especializada em automatização de sinos, cujo o proprietário é um jovem de 26 anos que é da família Angeli que há mais de 111 anos trabalha na restauração de igrejas e fabricação de sinos, uma tradição que está na quarta geração, o restauro teve início em setembro. ”O trabalho é muito complexo e tem várias etapas. Só para carregar a água até a torre para a lavagem, demoramos quatro dias. Estamos registrando todo o restauro para produzir um vídeo, mostrando o passo a passo do processo”, afirma Marcelo Angeli que já fez vários trabalhos semelhantes em outras igrejas do Brasil, mas nenhum com a mesma magnitude da catedral.

A automação dos sinos consiste na instalação de um sistema com painel de controle que emite sinais para acionar o martelo eletrônico que faz os sinos tocarem, permitindo criar uma programação de toques e também das músicas em horários pré-determinados.

A restauração dos sinos da Catedral da Sé teve o patrocínio do Grupo Comolatti, formado pelas empresas Distribuidora Automotiva (unidade de negócios Sama, Laguna, Matrix e Abouchar Pirelli), concessionárias Tietê Veículos e Cofipe, Bernina Imobiliária e o tradicional restaurante Terraço Itália.

Com sede na Mooca há 53 anos, além da catedral da Sé, o Grupo Comolatti já promoveu o restauro dos sinos das igrejas São Genaro e São Vito também em São Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira